Tendo em vista a reunião realizada na última semana, na Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em que ficou definido que cada uma das 42 prefeituras teria autonomia para decidir sobre o retorno ou não das aulas presenciais, alguns municípios já estão se organizando para retorná-las.
Um deles é Bom Sucesso do Sul, onde a rede municipal, de acordo com a diretora de Educação, Cultura e Esportes, Elisana Pillonetto, regressará será de forma gradual e coordenada, conforme às orientações dos protocolos da covid-19, definidos pelos órgãos oficiais da Saúde.
“Isso porque, é preciso alterar toda a estrutura das escolas, bem como a rotina administrativa e pedagógica, além de reestruturar e adequar os espaços escolares de acordo com as recomendações da legislação vigente”.
Segundo a diretora [em comum acordo entre o Departamento de Educação, Cultura e Esportes, e gestores das escolas], optou-se por iniciar as aulas presenciais com os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e Educação Infantil (grupos 4 e 5) de forma escalonada, mediante a um termo de compromisso assinado pelos responsáveis.
“Salientamos que, se os responsáveis pelo aluno optarem por continuar as atividades escolares apenas de forma remota, não haverá prejuízos na frequência escolar do filho”, destaca Elisana.
Ela conta que alguns pais estão ansiosos em retornar, sobretudo pela questão do emocional e da ansiedade gerados nas crianças, por estarem há um ano fora da escola e sem contato com os colegas. Outros pais ainda têm receio de enviar os filhos à escola e ter contato com mais pessoas.
“Na primeira pesquisa que fizemos, 50% dos pais eram favoráveis, 20% preferiam continuar no remoto e 30% não responderam ou estavam decidindo. Durante as reuniões e, após conhecer o protocolo de segurança, muitos pais mudaram de opinião e optaram em enviar o filho para a escola”.
Elisana lembra que o departamento conversou bastante com os pais e professores, deixando claro que o que deve prevalecer é o respeito ao sim ou não do pai nessa decisão, “pois vivemos num momento delicado. Mas também é necessário abrir as escolas e fazer essa tentativa para os que optarem em mandar os filhos para o presencial”.
Datas
Quanto às datas do retorno do Ensino Fundamental I, a diretora informa que, na segunda-feira (10), será a vez dos alunos do 4º e 5º ano regressarem; na terça (11), 4º e 5º ano; na quarta (12), 3º, 4º e 5º ano; e na quinta (13), 1º ao 5º ano.
Já os grupos 4 e 5 da Educação Infantil, que frequentam o Cmei Vovó Helena, também devem retornar na próxima segunda-feira (10).
“Os familiares responsáveis serão orientados pelos profissionais da educação, na volta às aulas, sobre os protocolos para retorno; e como se será o desenvolvimento das atividades pedagógicas durante neste período”.
Quanto aos alunos da Educação Infantil, entre 0 e 3 anos, Elisana afirma que seguirão com as aulas em sistema remoto, sendo que os Cmeis continuarão enviando para casa atividades impressas, apostila, bem como utilizando como meio de comunicação os grupos de WhatsApp, nos quais as professoras “permanecerão encaminhando as aulas e orientações das atividades, por vídeo, áudio e explicações em escrito”.
Ela justifica que essa decisão foi tomada, “considerando que são crianças muito pequenas e por exigirem grande contato físico. Caso tenhamos mais segurança de recebê-los presencialmente nas instituições educacionais, faremos uma programação e cronograma de atendimentos”.