Promovido pela Faciap, evento teve palestra do presidente do Banco Central do Brasil na programação
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) realizou, no dia 11 de agosto, no Teatro UP Experience, em Curitiba, o 5º Fórum de Gestão Empresarial. Esta edição teve, entre os destaques, palestra de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, e, também, debateu o cenário econômico, os desafios do crédito no Paraná e as linhas de financiamento de longo prazo.
Uma comitiva de diretores da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) e de presidente de ACEs participou do Fórum de Gestão Empresarial.
O presidente da Cacispar, Edilberto Minski, avalia que os temas desta edição do Fórum foram pertinentes e em sintonia com o atual cenário da economia brasileira. “O acesso ao crédito sempre foi um problema do empresariado, não só do Paraná como do país. A Faciap reuniu o presidente do Banco Central, representantes do BRDE, da Fomento Paraná e das principais cooperativas de crédito do Brasil. O debate foi enriquecedor e pudemos ter uma visão mais clara das ações do BC para manter a economia nacional dentro de parâmetros necessários para um equilíbrio financeiro e, ainda assim, manter a eficiência produtiva.”
Minski relata que, por meio de indicadores, Campos Neto comparou o desempenho dos países emergentes em relação às economias mais sólidas do mundo e apresentou um comparativo da inflação mundial e os impactos de mudanças bruscas nas taxas de juros.
“Também tivemos um painel em que observamos o exponencial crescimento das cooperativas de crédito e os impactos positivos delas na economia paranaense e, ainda, os birôs de crédito demonstraram as soluções disponíveis no mercado com subsídios realmente atraentes”, lista o presidente da Cacispar.
Luan Marcante, presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), integrou a comitiva sudoestina e destaca que o evento foi importante para o empresariado estar informado das novidades referentes ao mercado financeiro brasileiro.
“O ponto alto do evento foi a presença do presidente do BC, Roberto Campos Neto, que pôde abordar vários cenários de inflação, câmbio e PIB do Brasil e de outros blocos econômicos do planeta. De fala tranquila, conhecedor do sistema financeiro nacional, passou respaldo com relação as ações do BC”, relata.
O presidente da ACEPB ressalta, ainda, painel com integrantes das maiores cooperativas de crédito e de suas participações no mercado. “Realmente, foi um encontro digno da representatividade da Faciap no Paraná, aproximando empresários e líderes associativistas de temas importantes para o desenvolvimento do empresariado paranaense”, observa Luan.
O presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (ACEFB), William Madruga, também fez parte da comitiva da Cacispar em Curitiba. “O Fórum de Gestão Empresarial é um momento importante do ano, em que todo o sistema associativista empresarial se reúne para trocar informações e compartilhar conteúdos. O acesso ao crédito foi o tema principal e em sintonia com o cenário econômico. Os setores produtivos vivem uma situação delicada, com as altas taxas de juros que vêm influenciando em investimentos e até mesmo no comércio varejista”, justifica.
William ainda comenta sobre a palestra do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Ele conseguiu transmitir para a classe empresarial paranaense algumas das razões para as estratégias do BC para os próximos anos e das ações que serão realizadas para que os empreendedores possam estar cientes e tomar as melhores decisões na gestão dos negócios.”
Sobre o evento
O Fórum de Gestão Empresarial da Faciap visa promover diálogos com os líderes do Sistema Financeiro Nacional, buscando facilitar o acesso ao crédito, para as empresas paranaenses, e reduzir os custos envolvidos.
Além disso, o evento tem como objetivo conscientizar os empresários sobre a importância do uso adequado das informações dos birôs de crédito, tanto positivas quanto negativas, para a tomada de decisões precisas na concessão de crédito, com o intuito de diminuir a inadimplência.
O total de crédito no Sistema Financeiro Nacional medido em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), em dezembro de 2022, foi de 54,2%.
Comentários estão fechados.