Chegamos à milésima edição do Caderno Saúde, parte encartada do Diário do Sudoeste que sempre fez sucesso entre os leitores. Em diversas pesquisas internas encomendadas pelo Grupo Diário sobre a percepção da audiência sobre o produto, o Caderno Saúde despontou como o conteúdo de mais agradável leitura. E, não por menos, já que o objetivo editorial é levar informação de forma leve didática para incentivar nosso público a cuidar mais de si. Para a gente, Saúde é um assunto realmente muito sério, e informação é essencial.
Contudo, mesmo despontar como favorito não blindou nosso suplemento de atravessar por vários desafios. O principal deles, com certeza, foi a popularização da internet. Ficou muito mais fácil a todos o acesso à informação, e como nosso caráter sempre foi de “serviço”, ou seja, explicar sobre o universo da saúde, precisamos reinventar o formato da nossa linguagem para que ela continuasse atraente ao leitor, para que não fosse mais do mesmo de tudo o que se vê por aí.
Mais recentemente, atravessamos por uma pandemia. Mais do que isso, sobre esse assunto se espalhou um mar de fake news, quando chegamos ao ponto de nem mesmo os profissionais especialistas conseguirem distinguir o que era verdade e o que não era. Durante os anos de 2020 e 2021, um pouco menos em 2022, mergulhamos na fonte de artigos científicos para tentar esclarecer ao menos superficialmente sobre aquele vírus, até então desconhecido, que colocou o mundo todo em alerta. Tudo isso para manter o compromisso que temos firmado com o nosso leitor de que tudo o que for publicado neste caderno pode ser levado a sério
Não há como falar em mil edições sem agradecer nossos parceiros, profissionais de Saúde de Pato Branco, de toda a região Sudoeste, alguns do Paraná, outros dos demais estados brasileiros. São eles que nos abastecem de informação para que possamos repassar aos nossos leitores as melhores práticas e elucidar dúvidas, algumas comuns, outras nem tanto, sobre esse rico universo, que não para de evoluir.
Alguns profissionais estão com gente há anos, comprovando a seriedade do nosso trabalho, mostrando confiança no que levamos até os leitores e experimentando uma troca real, onde todos ganham. Para o Diário do Sudoeste é uma honra estar do lado de pessoas que realmente fazem a diferença, que são referências de conhecimento e integridade.
Por toda essa história, e por tudo o que ainda está por vir, nós desejamos que o Caderno Saúde tenham mais mil, 2 mil, 3 mil edições. Cada uma delas será feita com carinho, prazer e com a certeza de que alcançará com sucesso sua função de utilidade pública.