O Governo do Paraná, através da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), juntamente com a Prefeitura de Pato Branco, distribuiu caixas d’água para 116 famílias pato-branquenses pelo Programa Caixa D’Água Boa. A iniciativa tem como principal objetivo assegurar o acesso à água tratada, segura e de qualidade, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social.
Como Funciona o Programa Caixa D’Água Boa
Cada família contemplada recebe um kit completo, composto por:
- Caixa d’água com capacidade de 500 litros;
- Tubulação para instalação;
- Suporte de madeira autoclavada, resistente e seguro.
Além dos materiais, cada família recebe um subsídio financeiro de R$ 1.000, depositado diretamente em suas contas bancárias. Esse valor é destinado a custear a mão de obra necessária para a instalação do reservatório, garantindo a efetiva utilização do equipamento.
De acordo com a secretária de Assistência Social de Pato Branco, Cleuza Chiochetta, o impacto do programa vai além da entrega de equipamentos. “A caixa d’água é fundamental para a qualidade de vida das famílias, permitindo a realização de atividades básicas, como alimentação e higiene, mesmo em casos de interrupção no abastecimento de água do município”, ressaltou.
Leia também:
Objetivo
Proporcionar a melhoria das condições habitacionais das famílias em situação de vulnerabilidade social, garantindo o abastecimento durante interrupções no fornecimento de água e evitando a retirada de água da rede de distribuição durante horários de pico, contribuindo assim para o equilíbrio de todo o sistema.
A quem se destina?
Para ser elegível ao projeto, a família deverá atender cumulativamente aos seguintes critérios:
- Residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar;
- Residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água;
- Estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Família Paranaense;
- Possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa.
Comentários estão fechados.