Marcelo Coan
De forma unânime, a Câmara de Vereadores de Pato Branco aprovou, em segunda discussão, na sessão ordinária desta quarta-feira (9), o projeto de lei 38/2022 que autoriza o Executivo municipal fazer a doação de um terreno à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco. O espaço, que possui 1500 metros quadrados, deve ser usado para a construção do centro de inovação da instituição de ensino.
Em defesa da aprovação do projeto, o vereador Marcos Marini (Podemos), explicou que o centro de inovação é um espaço aberto, de oportunidade para o ensino e, principalmente para pesquisa e extensão. “[Ambiente] aonde poderão ser feitos projetos de pesquisas e desenvolvimento, transferência de tecnologia, novas startup e novas incubadas. A UTFPR tem em sua veia ensino, pesquisa e extensão”, resume dizendo que, com o centro de inovação, é a oportunidade de concatenar e conectar diversos atores, inclusive outras universidades.
A área doada, situada ao lado do Parque Tecnológico de Pato Branco e do próprio campus da UTFPR, é uma demanda antiga. Segundo Marini, a instituição de ensino trabalhou cerca de dez anos para que isso acontecesse.
O foco do centro de inovação é a prestação de serviços tecnológicos, o desenvolvimento de pesquisas em parceria com empresas e outras organizações, licenciamento de patentes e/ou geração de Startups, FatLab e espaços de cocriação. Ainda, incluirá a viabilização de equipe de prospecção de demandas junto à sociedade local e regional, estrutura de gestão financeira e corpo de colaboradores especialistas para possibilitar a operação dos laboratórios de prestação de serviços e de pesquisa.