A Câmara Municipal de Francisco Beltrão aprovou um requerimento do vereador Policial Oberdan solicitando a organização de uma audiência pública para debater a implantação da Guarda Municipal e a criação da secretaria municipal de Segurança Pública. A iniciativa visa reunir lideranças e comunidade para discutir os temas e construir soluções conjuntas para as necessidades do município.
Audiência Pública para Debater Segurança Pública
A audiência pública, com data a ser definida, buscará promover um amplo diálogo sobre a segurança pública em Francisco Beltrão, com a participação de representantes do Legislativo, Executivo, Judiciário, forças de segurança, imprensa, lideranças comunitárias, entidades e demais setores da sociedade.
“A nossa meta é promover um amplo diálogo e de forma conjunta construir as condições para viabilizar estes órgãos de maneira que possam atender todas as necessidades do nosso município”, comenta o vereador Oberdan. Ele enfatiza que a segurança pública é uma das principais demandas da população e um pilar essencial para o bem-estar de todos.
Guarda Municipal e Secretaria de Segurança Pública
Na visão do vereador Oberdan, a Guarda Municipal é uma instituição estratégica que vai complementar o apoio às forças de segurança já existentes, em especial na proteção do patrimônio público. Já a secretaria de Segurança Municipal é vista como fundamental para estruturar políticas públicas para a proteção dos cidadãos, o fortalecimento da ordem pública e a prevenção da criminalidade.
Leia também
Comitiva de Vereadores Visita Chapecó
Recentemente, uma comitiva de vereadores de Francisco Beltrão visitou Chapecó (SC) para conhecer o sistema de funcionamento da Guarda Municipal, da secretaria municipal de Segurança Pública e de Abordagem Social daquele município, com foco na questão de dependentes químicos, alcoólicos e pessoas em situação de rua.
A comitiva, composta pelos vereadores Bruno Savarro, Emanuel Venzo, Julio Spada e Policial Oberdan, se reuniu com o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, com o Secretário de Segurança Pública, Clóvis Leuze, e com a diretora de Acolhimento e Apoio de Dependentes Químicos da Secretaria da Família e Proteção Social, Paula Gai.
Os vereadores destacaram que os programas desenvolvidos em Chapecó nesta área se tornaram referência para o Brasil, e que Francisco Beltrão precisa avançar na área de segurança pública e assistência social. A visita teve como objetivo conhecer o modelo adotado na cidade catarinense para que ele possa servir de inspiração para a resolução de problemas em Francisco Beltrão.
“Tivemos uma excelente recepção por parte da administração municipal de Chapecó. Foi importante conhecer uma série de ações e temos certeza que poderemos colaborar com medidas e ações a serem adotadas em nossa cidade”, relata o vereador Venzo.
Programa “Mão Acolhedora” para Dependentes Químicos e Alcoólicos
O vereador Emanuel Venzo é autor de um projeto que será analisado pela Câmara Municipal e que prevê a criação do Programa “Mão Acolhedora, Resgatando a Dignidade”, com ações em prol de pessoas em situação de dependência química e alcoólica, em especial as que utilizam espaços públicos para o uso de entorpecentes.
Com a aprovação do requerimento, a Câmara Municipal de Francisco Beltrão deverá definir a data para a realização da audiência pública que debaterá a implantação da Guarda Municipal e a criação da secretaria de Segurança Pública.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.