Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco, realizada nesta quarta-feira (9), a equipe do SAMU 192 Sudoeste do Paraná recebeu uma Moção de Aplauso em reconhecimento ao atendimento de emergência prestado a uma gestante em trabalho de parto. A homenagem destacou o ato de bravura e o profissionalismo da equipe médica.
Moção de Aplauso ao SAMU 192
De autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), a Moção de Aplauso nº 3/2025 foi entregue aos profissionais do SAMU Dayane Conte da Silva, Paulo Henrique de Bortoli Junior, Fernanda Gonçalves de Ramos Weiss de Freitas, Alaercio Firma Correa, Denielly Arruda Rodighiero e Rodrigo Aloacyr de Camargo Silva.
O reconhecimento foi motivado pelo atendimento prestado na noite de 28 de fevereiro de 2025, a uma gestante do bairro Alvorada. Após 38 semanas de gestação, a paciente entrou em trabalho de parto, e a equipe da Unidade de Suporte Avançado (Alfa 1) realizou o parto de emergência, enfrentando a complexidade de um nascimento em posição pélvica. A recém-nascida, Kelita, nasceu sem sinais vitais, mas foi reanimada após dois minutos de manobras, em um caso que o vereador classificou como “um verdadeiro milagre da vida”.
Projetos aprovados em primeira votação
Dois projetos foram aprovados em primeira votação:
- Projeto de Lei nº 43/2025 – De autoria da Mesa Diretora (Lindomar Brandão – PP; Alexandre Zoche – PRD; Anne Gomes – PSD; e Rafael Foss – União Brasil), altera dispositivos da Lei nº 3.153/2009, que trata do envio dos Projetos de Lei do Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamentos Anuais.
- Projeto de Lei nº 1/2025 – De autoria do vereador Rodrigo Correia (União Brasil), reconhece como deficiência auditiva a surdez unilateral total ou bilateral, parcial ou total, no município de Pato Branco. A proposta foi aprovada com a Emenda nº 1/2025, em votação única.
Projetos aprovados em segunda votação
Dois projetos também passaram pela segunda votação:
- Projeto de Lei nº 16/2025 – De autoria do vereador Alexandre Zoche (PRD), acrescenta o artigo 3º à Lei nº 6.398/2025, que proíbe a inauguração de obras públicas incompletas ou inadequadas. O novo artigo exige que as placas de inauguração incluam:
- Data de início e conclusão da obra;
- Nome do Chefe do Poder Executivo Municipal em exercício em ambos os períodos;
- As informações devem ser apresentadas de forma clara e legível, promovendo transparência.
- Projeto de Lei Complementar nº 4/2025 – De autoria do Executivo Municipal, altera a redação da Lei Complementar nº 97/2023, prorrogando até fevereiro de 2027 o prazo para extinção da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A proposta visa transferir a gestão esportiva para a Fundação de Esporte de Pato Branco (PatoEsporte).
Nova Comissão Especial de Inquérito (CEI)
Foi aprovado o Requerimento – Comissão Especial nº 27/2025, de autoria dos vereadores Alexandre Zoche (PRD), Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP), Rafael Foss (União Brasil) e Thania Caminski (PP). O pedido propõe a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostos casos de autopromoção institucional praticados pelo Executivo Municipal. Conforme o Regimento Interno, cada bancada tem até três dias, após ser oficiada, para indicar um representante à comissão.
Indicações apresentadas
Ainda durante a sessão, foram apresentadas e aprovadas oito indicações parlamentares, cujos conteúdos tratam de melhorias para a cidade de Pato Branco. As propostas seguem para avaliação do Executivo Municipal.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.