A Câmara Municipal de Pato Branco aprovou e entregou Moções de Aplauso durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (11), em Pato Branco. As homenagens reconheceram trajetórias profissionais e iniciativas empresariais que contribuíram para o desenvolvimento econômico e comunitário do município.
As três principais honrarias foram propostas pela vereadora Anne Gomes (PSD), destacando ações voltadas ao empreendedorismo, inovação e fortalecimento do setor produtivo local.
Homenagens individuais destacam atuação regional
O ex-gerente regional do Sebrae Paraná na regional Sul, Cesar Giovani Collini Gonçalves, recebeu a Moção de Aplauso nº 1/2026. Atuando desde 2002 em Pato Branco, ele foi reconhecido pelo trabalho de fortalecimento das micro e pequenas empresas e pelo estímulo ao ecossistema de inovação na região.
Natural de Loanda (PR), Cesar articulou parcerias entre empresas, universidades e poder público, contribuindo para consolidar Pato Branco como referência em tecnologia e empreendedorismo no Estado.
Já Vanderlei Correia foi homenageado com a Moção de Aplauso nº 2/2026. Natural de Coronel Vivida, ele construiu trajetória profissional na comunicação, passou pelo Sebrae como consultor e atuou no Senac Paraná, onde promoveu qualificação gratuita. Atualmente diretor da Delta Marcas, também recebeu reconhecimento por premiações jornalísticas e ações voluntárias desenvolvidas desde 1992.
Núcleos Setoriais da ACEPB são reconhecidos
A Moção de Aplauso nº 15/2025 foi concedida aos Núcleos Setoriais do Programa Empreender, vinculados à Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB). O reconhecimento destaca a atuação dos núcleos na união de empresários em iniciativas de capacitação, competitividade e sustentabilidade.
Segundo o texto da homenagem, as ações desenvolvidas contribuem para geração de empregos, apoio a projetos sociais e melhoria da qualidade de vida no município, fortalecendo o ambiente de negócios local.
Pato Branco bate recorde de temperatura em 2026
Sessão também analisou projetos e requerimentos
Além das homenagens, a pauta da sessão incluiu a leitura de um Projeto de Lei para denominar uma via pública no bairro Pagnoncelli. Também foram apreciados 38 requerimentos e quatro indicações relacionadas a áreas como cultura, esporte, infraestrutura, trânsito, implantação de tecnologia 5G, proteção animal e realização de audiências públicas.
Entre os destaques estiveram pedidos para criação de calendário cultural e esportivo para 2026 e solicitações de melhorias na mobilidade urbana, incluindo implantação de redutores de velocidade e transformação de vias em mão única.
A ata completa da sessão está disponível no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara Municipal de Pato Branco.





