Marcelo Júnior Balbinotti e Evandro Cesar Chiochetta são os primeiros atletas a serem homenageados com a honraria
Por: Laiane Carniel
A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou, na terça-feira (6), Sessão Solene para entregar Medalhas de Honra ao Mérito Esportivo, aos atletas da modalidade de Tiro ao Prato, Marcelo Júnior Balbinotti e Evandro Cesar Chiochetta. Eles são os primeiros a receberem a homenagem, criada em outubro de 2022, como uma forma de reconhecer atletas que tenham protagonizado relevantes feitos esportivos e se destacaram representando o município de Pato Branco, em competições nacionais e internacionais.
A presidente da Câmara de Vereadores, Thania Caminski (PP), realizou a abertura da Solenidade e ressaltou a importância das honrarias concedidas pela Casa. “A homenagem valoriza os atletas que levaram o nome de nossa cidade para o mundo, também é um reconhecimento pela dedicação esportiva que eles possuem. É uma honra para nós, da Câmara de Vereadores, entregarmos para vocês essas Medalhas, acredito que todos estamos orgulhosos pelas conquistas que conseguiram e pelas conquistas que ainda estão por vir. O nosso muito obrigada por todo esforço e dedicação, bem como, por sempre representarem nosso município de maneira positiva. A homenagem é nossa, mas os méritos são de vocês!”, disse a presidente Thania.
O autor do Decreto Legislativo nº 4, de 29 de maio de 2023, que homenageou Marcelo Balbinotti, vereador Romulo Faggion (União Brasil), falou sobre a importância do reconhecimento, tendo em vista o empenho e a dedicação dos atletas. “Além do grande investimento, a modalidade de Tiro ao Prato também exige foco e muita concentração, sendo necessário muita preparação. O Campeonato do qual eles participaram e conquistaram os títulos, foi realizado com participantes do mundo todo e os excelentes resultados que eles obtiveram foi o que motivou a entrega dessas homenagens. Parabéns e continuem nos representando e levando o nome de Pato Branco para o mundo”, concluiu Romulo.
A autora do Decreto Legislativo nº 5, de 29 de maio de 2023, que homenageou Evandro Chiochetta, vereadora Maria Cristina Hamera (PV), também parabenizou os atletas pelas conquistas. “Ser um atleta premiado requer dedicação incansável, esforço constante e habilidades excepcionais. O fato de um atleta estar sendo homenageado com uma medalha, é um testemunho de seu talento, determinação e sucesso no esporte. Não sendo apenas fruto de seu talento individual e sim, do apoio e da orientação de treinadores, familiares, amigos e toda uma equipe, que trabalha em conjunto para alcançar o sucesso. Daí a importância de agradecer a todos. Além disso, vale destacar a inspiração que os homenageados oferecem aos novos atletas, mostrando-lhes que é possível ultrapassar obstáculos e alcançar grandes feitos, por meio da dedicação e do amor pelo esporte”, afirmou Maria Cristina.
O atleta homenageado Marcelo Balbinotti contou aos presentes como foi a experiência vivida em Sparta, Estado do Illinois, nos Estados Unidos, durante a participação no Gran American Word Trapshooting Championships, no qual conquistou o campeonato, ganhando o troféu e, ainda, igualando-se ao recorde brasileiro da prova. Ele falou sobre a felicidade e a emoção que sentiu, pois ele estava empatado com um atleta canadense e o resultado oficial, após todas as somatórias, só foi divulgado próximo das 23 horas, por meio de uma ligação, informando que ele era o campeão mundial da modalidade.
“Apesar do horário, pois, no Brasil, já eram 2 horas da madrugada, ligamos para família e amigos para contar e festejar. Foi um momento que nunca mais esquecerei na minha vida. Agradeço a todos pela homenagem e, este ano, vamos novamente participar do Campeonato e esperamos trazer bons resultados”, concluiu Marcelo.
O atleta Evandro Chiochetta iniciou sua fala agradecendo a homenagem e dizendo que participar do Campeonato foi inesquecível, pois é algo fora normal para os paranaenses. “Fomos em 45 atletas brasileiros e apenas três paranaenses. Este ano, após a nossa ida, outros atletas foram alavancados e, neste momento, já estamos em 80 atletas brasileiros, dos quais, dez são paranaenses e, destes, seis são de Pato Branco. Por isso posso afirmar que conseguimos incentivar vários atletas a participarem conosco e será um ano diferenciado. Então muito obrigada pela bonita homenagem”, agradeceu Evandro.
Biografias
Marcelo Júnior Balbinotti
Marcelo Júnior Balbinotti, tem 43 anos, é Engenheiro Agronômo, natural de Pato Branco, filho de José Balbinotti e Miriam Balbinotti e irmão de Fabiano Balbinotti. É esportista praticante de tiro ao prato desde 2017, por incentivo do amigo Cleocimar Pereira. Na época, filiou-se no Clube de Tiro de Pato Branco (CTPB). Com o passar do tempo, treinos constantes e performance cada vez melhor, começou a fazer parte da Federação Paranaense de Tiro Esportivo (FPTE) e, logo em seguida, à Liga Nacional de Tiro ao Prato (LNTP).
A partir do ano de 2018, Marcelo dedicou-se a treinos de aperfeiçoamento de técnicas como atirador, surgindo aí a primeira medalha oriunda do Play Off da Liga Nacional de Tiro ao Prato, competição que ocorreu na cidade de Ponta Grossa (PR). Buscando cada vez mais aperfeiçoar as técnicas, Marcelo realizou treinos intensos e, ainda com a Pandemia, no ano de 2020, iniciou os treinos para altas competições.
Ainda no final daquele ano consagrou-se campeão na cidade de Uberlândia (MG), competição que contou com aproximadamente, 800 atletas, e Marcelo atingiu 100 acertos dos 100 pratos lançados. Já em 2021, o atleta participou da Gran American Word Trapshooting Championships na cidade de Sparta, Estado do Illinois, nos Estados Unidos, considerado templo do Tiro ao Prato no mundo. Tal competição conta com atletas do Brasil e do mundo, e Marcelo saiu campeão, com score de acertos de tiros de 99 em 100, ganhando o troféu e, ainda, igualando-se ao recorde brasileiro da prova.
O atleta tem pela frente, ainda no corrente ano, um longo caminho de treinos e dedicação para as etapas regionais e para a grande final da Liga Nacional de Tiro ao Prato (LNTP) e da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE), que irão acontecer no mês de dezembro nas cidades de Ponta Grossa (PR) e Sinop (MT).
Evandro Cesar Chiochetta
Evandro Cesar Chiochetta, nasceu em Pato Branco, em 3 de junho de 1979, é atirador esportivo e iniciou a prática do Tiro ao Prato no final de 2019. Logo no início da sua carreira, buscou treinamentos com profissionais que lhe proporcionaram um grande suporte e noções de tiro e os resultados foram aprimorados e, consequentemente, uma chama lhe ascendeu o desejo participar de competições onde elas estivessem sendo realizadas. Em 2021, filiou-se a Liga Nacional de Tiro ao Prato, entidade que reúne os melhores atiradores de todo Brasil e que é filiada a Amateur Trapshooting Association (ATA), uma das maiores associações de Tiro ao Prato do mundo e que tem 123 anos de provas a nível mundial. Além disso, também filiou-se na Federação Paranaense de Tiro Esportivo.
No início de 2021, Evandro foi campeão de várias provas e obteve ótimos resultados, que culminaram no excelente resultado em uma das etapas do Campeonato Paranaense, sediado no Clube de Tiro Pato Branco. Campeão da sua categoria, foi para a disputa do TOP GUN, oferecido ao melhor atleta da prova, disputada com outros 4 atletas. Após 100% de acerto na disputa, sagrou-se Campeão do Top Gun, patamar máximo de uma prova de Trap Americano, atirando em casa. Esses títulos abriram portas para que pudesse disputar outras etapas como: a Trap 50 e a Trap 100, onde são lançados pratos, ao comando do atirador em direções aleatórias e desconhecidas. Um tipo de competição que requer extrema habilidade e atenção do atirador. Essas competições garantiram ao atleta, outros troféus e medalhas que lhe abriram portas para uma bem sucedida caminhada esportiva em competições.
No final de 2021, na Grande Final da Liga Nacional, em Uberlândia (MG), em uma prova com mais de 800 competidores, sagrou-se campeão Brasileiro do Trap 50 e vice-campeão do Trap 100. Com esses resultados, veio o convite para participar, em 2022, do Campeonato Mundial de Tiro ao Prato, na cidade de Sparta, no Estado do llinois, nos Estados Unidos, na modalidade Trap 100. Com a competição em mente, se dedicou a participar em várias competições, cursos e práticas com atletas de renome na modalidade para o aperfeiçoamento, seu treinamento se tornou assíduo, aliando inclusive o trabalho físico ao mental, pois o tiro é um esporte que exige muita dedicação e concentração.
No dia 1º de agosto, saiu de Pato Branco rumo aos Estados Unidos para participar da maior competição do mundo no Tiro ao Prato, fechando a competição Super 500, com o excelente resultado de 485/500, tendo somente 15 erros em 500 pratos lançados. Após essas primeiras provas, mergulhou na semana do Mundial, onde conseguiu manter a boa média garantindo mais quatro importantes resultados e a excelente média de 97,11% de acertos, que lhe conferiu o 4º Lugar no Mundial de Trap Americano em sua categoria, prova esta que contou com aproximadamente 6.000 atiradores, em sua grande maioria Americanos.
Seu resultado foi mérito dos treinamentos e do apoio incondicional da família, pois parte de sua jornada de trabalho e convivência com a família foi substituída por treinamentos muitas vezes trocando horário de almoço por tiros e pratos quebrados, durante a preparação para o mundial. Para 2023, o atleta já se prepara para a disputa das finais que acontecerão nos meses de novembro e dezembro, quando se inicia o novo calendário Americano, onde busca novamente a classificação em sua categoria, que lhe garantirá a participação no 124º Grand American, nos Estados Unidos.
Comentários estão fechados.