No primeiro Encontro de Organismos de Políticas para Mulheres do Sudoeste, que ocorreu nesta quarta-feira (21), no Auditório do Centro de Eventos Astério Rigon em Pato Branco, a Câmara Municipal, entregou à secretária Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, uma carta aberta destacando a urgência de políticas públicas voltadas para os direitos das mulheres e a criação de um novo CMEI.
A carta sublinha a necessidade premente de uma casa de apoio às mulheres vítimas de violência em Pato Branco. Esta demanda, há anos em discussão e ainda aguardando implementação, é vital para oferecer um refúgio às vítimas, frequentemente aprisionadas na convivência com seus agressores.
Além disso, a Câmara e a Procuradoria da Mulher da Casa fizeram um apelo específico à secretária, solicitando recursos para a criação de um novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Este centro tem como objetivo principal atender até 130 crianças, possibilitando que suas mães possam ingressar no mercado de trabalho e buscar independência financeira.
A existência de um Cmei é crucial para muitas famílias, especialmente aquelas chefiadas por mulheres, proporcionando um ambiente seguro e educativo para seus filhos enquanto trabalham.
Em resposta, a secretária Leandre Dal Ponte anunciou que um novo Cmei deve ser inaugurado nos próximos meses em Pato Branco, provavelmente no bairro Industrial. Esta promessa marca um passo importante para o avanço das políticas públicas na cidade, especialmente no que se refere à proteção e ao empoderamento das mulheres.
Este encontro, que reuniu membros da Mesa Diretora da Câmara de Pato Branco e outros agentes políticos, evidencia um crescente reconhecimento da necessidade de ações concretas e apoio institucional para enfrentar os desafios enfrentados pelas mulheres na região. A iniciativa de Pato Branco em buscar melhorias nesta área serve como um modelo inspirador para outras comunidades que buscam fazer avanços significativos em questões de igualdade de gênero e apoio às mulheres.
Comentários estão fechados.