Campanha para Rio Bonito do Iguaçu se volta a materiais de construção

Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) receberam 248 toneladas de doações destinadas ao município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Estado.

A mobilização envolveu milhares de paranaenses, que contribuíram com alimentos não perecíveis, água mineral, roupas de cama, calçados, roupas íntimas, peças de vestuário, além de produtos de higiene e limpeza.

Esse volume expressivo de itens já está sendo transportado para a cidade, que segue em processo de reconstrução após ser devastada por um tornado no dia 7 de novembro.

Defesa Civil suspende arrecadação nos quartéis pela grande quantidade de itens

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, responsável pela organização da campanha junto ao Gabinete da Primeira-Dama, decidiu suspender a arrecadação nos quartéis do CBMPR, devido à grande quantidade de materiais recebidos na última semana.

Apesar disso, a população ainda pode colaborar com o reerguimento da cidade, que teve 90% de suas estruturas atingidas pelo fenômeno climático. A Defesa Civil reforça que o apoio continua essencial para atender as famílias afetadas.

Materiais de construção são prioridade

A Defesa Civil destaca duas formas principais de solidariedade neste momento: doações de materiais de construção e contribuições financeiras. No caso dos materiais, há prioridade para itens utilizados na reforma de imóveis danificados, especialmente madeiramento para telhados, telhas, insumos elétricos e hidráulicos.

Todo o material de construção deve ser entregue exclusivamente no Centro de Eventos municipal de Rio Bonito do Iguaçu.

Mais de 70% das residências da cidade já receberam algum tipo de cobertura emergencial. Desde o dia do tornado, o Governo do Paraná destinou mais de 10 mil telhas ao município para agilizar os reparos.

Inicia hoje a consulta para adesão ao Parceiro da Escola

Doações financeiras via Fecap e Prefeitura

Quem preferir contribuir com recursos financeiros pode doar pelo Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), destinado a fortalecer a resposta dos municípios paranaenses atingidos por desastres. O valor arrecadado será direcionado à construção de moradias e à assistência às vítimas.

As doações podem ser feitas por pessoas físicas e jurídicas, de qualquer valor, via PIX:

  • Fecap (CNPJ 52.807.487/0001-12)
  • Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu (CNPJ 95.587.770/0001-99)

Ambas as opções terão prestação de contas pública sobre a aplicação dos recursos.

Bombeiros destacam encerramento da campanha nos quartéis

O primeiro-tenente Pedro Pierdoná, do Corpo de Bombeiros do Paraná, explicou que a triagem do material já foi concluída e que parte significativa das doações já chegou ao município. “Desse modo, a campanha nos quartéis foi encerrada. As famílias podem continuar auxiliando por meio do Fundo Estadual de Calamidades Públicas do Paraná, com doações financeiras. Aí o Estado poderá alocar esses recursos onde mais seja necessário para a reconstrução da cidade”, afirmou.