Adenir Brocco e Marcilei Rossi
Menos de 24 horas após conquistar o título inédito da Copa do Brasil Sicredi de Futsal 2022, no domingo (18), em Cruz (CE) a delegação do Pato Futsal iniciou a viagem de volta ao Sudoeste às 16h de segunda-feira (19), saindo de Fortaleza, fazendo escala em São Paulo, com chegada prevista em Curitiba nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (20). Em seguida fará a viagem de ônibus de Curitiba a Pato Branco, com previsão de chegadana parte da tarde.
A diretoria do Pato, anunciou que fará uma carreata às 19h, com início no trevo da Patrolinha com destino a região dos postos, na área central.
Além do troféu da Copa do Brasil, o Pato, assim como o Jijoca, assegurou vaga para a Supercopa de Futsal 2023, assim como o campeão e vice da Taça Brasil, Joinville (SC) e Magnus (SP).
Esta é a segunda vez que uma equipe paranaense conquista a competição criada em 2017. A primeira equipe foi o Dois Vizinhos, em 2020, quando o ala Luciano, autor do gol na prorrogação no domingo, se sagrou campeão. Ele é o único bicampeão da competição no elenco do Pato.
O capitão Rangel fez questão destacar que a meta do Pato era o título da competição, mesmo diante de todas as dificuldades que se apresentaram durante as partidas. “Foram jogos difíceis, em ambientes difíceis, em ginásios em que a torcida empurrava a equipe da casa todos os momentos”. Ainda de acordo com Rangel a entrega (tática, técnica e emocional) dos atletas se mostrou essencial para a conquista inédita.
Ele ainda reconheceu que o time vem tendo dificuldades nas competições que disputas, mas afirma acreditar que estes percalços “estão nos preparando para chegarmos na reta final, com totais condições de vencer tudo aquilo que estamos disputando”.
O técnico Sérgio Lacerda também destacou a dificuldade enfrentada diante do Jijoca. Para ele, o que contribuiu para o Pato levantar mais uma taça, não esteve em quadra somente no domingo, mas em todo o decorrer do ano, o grupo formado para a temporada. “É um grupo homogêneo, de qualidade, com várias alternâncias de jogo”. Ele também destacou a constância da atuação de seu elenco.
O jogo
O Pato Futsal venceu o Jijoca na prorrogação, por 1 a 0, após perder no tempo normal, por 5 a 4. O time comandado por Sérgio Lacerda havia vencido o primeiro jogo, por 2 a 1.
O Jijoca, que precisava da vitória, tentou pressionar e teve uma chance com Parma, que bateu para fora. Depois Son finalizou e Dudu defendeu. O Pato teve uma excelente oportunidade com Luciano, mas Jamerson defendeu. Em seguida, na troca de passes, Jé ajeitou a bola para Rodriguinho fazer 1 a 0. A equipe do Jijoca chegou com Reinaldo, mas Dudu praticou a defesa. O Pato finalizou com André, mas Jamerson defendeu. O time do Ceará foi para o ataque e Muel empatou o jogo, 1 a 1. O Pato não sentiu o gol e teve uma oportunidade com Jé, que bateu para fora. O Jijoca tentou pressionar, mas o time pato-branquense explorava os contra-ataques e teve uma falta. Rangel cobrou e Jé desviou a trajetória da bola, que passou rente à trave. O Jijoca estourou o número de faltas e Jé foi derrubado, mas a arbitragem não marcou o tiro direto para o Pato Futsal.
No segundo tempo, o Jijoca foi para o ataque e Parma bateu para a defesa de Dudu. André fez falta em Muel. Na cobrança, Son tocou a bola para Joãozinho, que finalizou e Dudu defendeu. O Pato teve uma chance com Jé, que chutou para fora. O Jijoca virou o placar com Joãozinho, 2 a 1. A equipe pato-branquense foi em busca do empate. Luciano finalizou e a bola foi para fora. O time do Ceará deu o troco, com Joãozinho, mas Dudu defendeu. Depois Clenilson bateu e fez 3 a 1. O Pato teve a chance para diminuir, mas Sinoê perdeu o gol. Keel entrou no jogo e finalizou para a defesa de Jamerson. Em seguida, Luciano chutou e a bola bateu na trave. De tanto insistir, o time pato-branquense diminuiu com Rangel, 3 a 2. O Jijoca armou um contra-ataque e fez 4 a 2 com Muel. O Pato não desistiu e Luciano entrou como goleiro-linha. Jé finalizou e a bola tocou no travessão. Depois Matheus obrigou Jamerson a praticar uma excelente defesa. O Jijoca ampliou a vantagem, com Reinaldo. O Pato ainda marcou dois gols, com Samuka e Jé, 5 a 4, mas o jogo foi para a prorrogação.
Prorrogação
No primeiro tempo da prorrogação, o Pato Futsal pressionou e boas chances, que pararam no goleiro Jamerson. O Jijoca se defendia bem e tentava nos contra-ataques, mas ninguém conseguiu marcar.
De tanto insistir, o Pato fez o único gol da prorrogação com Luciano. O time cearense optou em colocar o goleiro-linha, o que rendeu novamente boa chance ao Pato, mas Cabreúva bateu para fora.
Para assegurar o título, o Pato passou a se defender e garantir a vitória.
Caminhada do título
Pato 8 x 0 Juventude AG
Juventude AG 3 x 5 Pato
Operário Laranjeiras 1 x 2 Pato
Pato 3 x 3 Operário Laranjeiras
Pato 4 x 2 Praia Clube
Praia Clube (3) 4 x 1 (4) Pato
Pato 6 x 5 Sanpaio Araiosense
Sampaio Araiosense 3 x 4 Pato
Pato 2 x 1 Jijoca
Jijoca (0) 5 x 4 (1) Pato
Títulos
Sob o comando de Sérgio Lacerda, o Pato Futsal soma as conquistas da Série Ouro do Paranaense 2017; Liga Sul de Futsal 2018; Taça Brasil de Clubes 2018; Liga Nacional de Futsal 2018 e 2019, além da Copa do Brasil Sicredi de Futsal 2022.