De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 108, de 2023, denominando de “Centro Municipal de Bochas Ulisses Matioda” a cancha de bocha, localizada na rua Afonso Pena, no bairro Anchieta.
De acordo com o Projeto, “a bocha é um esporte de origem italiana, que chegou ao Brasil com a imigração italiana, no final do século XIX e início do século XX. Em Pato Branco, ao longo do tempo, a bocha foi se consolidando como uma atividade esportiva e recreativa no município. Clubes, associações e espaços públicos começaram a disponibilizar pistas e quadras para a prática do esporte. Com o passar dos anos, surgiram competições locais e regionais, atraindo cada vez mais adeptos e entusiastas”.
Considerando a pesquisa feita pela Associação Patobranquense de Bocha Vila Nova, houve a indicação do nome de Ulisses Matioda, para denominação da Cancha de Bocha e, pelo Projeto, “Ulisses foi um pioneiro, que nutriu durante toda a sua vida a paixão pelo esporte da bocha, participou de diversos campeonatos e auxiliou na promoção da modalidade esportiva em nosso município”.
Pela sua biografia, “o contador e desportista de Pato Branco, Ulisses Matioda, conhecido por “Fernandel”, nasceu no dia 7 de setembro de 1944, filho de Jacob Matioda e Gracia Bellandi Matioda, casou-se com Lenir Lurdes Bertol, com quem teve dois filhos, Leandra e Leonardo (in memoriam) e quatro netos netos, Maria Fernanda e João Pedro, filhos da Leandra, e Yasmin e Luiz Henrique, filhos de Leonardo”.
Desde pequeno, Ulisses adorava jogar futebol e fez parte da época de ouro do futebol da cidade, nas décadas de 1960 e 1970, atuando pelo Internacional, que tinha o Palmeiras como maior rival. Além do futebol, Ulisses jogava sinuca e bocha, no Grêmio Industrial Patobranquense, sendo ele um dos fundadores do clube e fazendo parte da diretoria, no final da década de 1990.
Participou da maioria das edições do JOCOPAR – Campeonato exclusivo para profissionais da contabilidade do estado do Paraná, realizado pela Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR), representando Pato Branco como jogador de Bocha e técnico da equipe. Além disso, ao longo de toda sua vida participou de conquistou diversos campeonatos no esporte.
“Ulisses foi incentivador das equipes jovens, organizava campeonatos, buscava patrocínios e difundia a modalidade da bocha, na sede social do Grêmio, onde era a sua segunda casa. Ulisses sempre gostou de esportes, seja bocha, sinuca, futsal ou futebol. Ulisses Matioda faleceu no dia 15 de maio de 2019, aos 74 anos, vítima de infarto fulminante. Durante toda a sua vida, Ulisses Matioda contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento do município, sendo um dos importantes pioneiros de nossa cidade.”
Comentários estão fechados.