Marcelo Coan
É a quarta mudança que acontece na equipe de governo em 2023. Todas as saídas foram por iniciativa própria dos secretários
O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, anunciou, na manhã desta sexta-feira (27), três novos nomes que irão compor a equipe de governo. Alaxendro Rodrigo Dal Piva, Matheus Eduardo Heberle Nichetti e Marcia de Fátima Vendrusculo assumem, respectivamente, as pastas de Administração e Finanças, Meio Ambiente e Assistência Social.
Reafirmando um discurso passado, quando deu posse aos agora ex-secretários, o prefeito, Robson Cantu, garante que todos têm carta branca. “O gestor que não sabe delegar é um gestor centralizador. Eu não sou centralizador. Eu gosto de cobrar e que eles tragam soluções”, confirma.
Embora tenha evidenciado o trabalho dos ex-secretários, citando inclusive ações, programas e projetos, Cantu disse que não tem medo de mexer. Ele justifica o posicionamento alegando que quer tornar Pato Branco a melhor cidade do Brasil. Segundo ele, o município está numa trajetória a qual outros gostariam de estar. Comparando o número de habitantes de 2020 e de agora, Cantu afirma que o município cresceu muito. “É a hora de olharmos o que nós queremos de Pato Branco para o futuro”, avisa.
Meio Ambiente
Ao assumir a pasta, Nichetti disse que, por já conhecer a rotina de trabalho e recentemente ter assumido o comando da pasta de forma interina, se sente confortável e com plena confiança para fazer a gestão. Ele adianta que o trabalho da Secretaria envolve, além da questão ambiental, situações como a causa animal, limpeza urbana, manutenção dos parques e espaços públicos e paisagismo, por exemplo. Outra frente de atuação consiste no cadastro dos parques urbanos. O objetivo, além de garantir espaços apropriados para a população, é aumentar a arrecadação do ICMS ecológico.
Paralelo a isso, o novo secretário contou que há um estudo em andamento para uma eventual parceria público privada. A proposta prevê a modernização dos serviços públicos de limpeza urbana. “Isso é o futuro”, garante.
O novo secretário é graduado em engenharia florestal e especialista em engenharia e gestão ambiental. Foi responsável pelos diversos licenciamentos ambientais do município, viabilizando empreendimentos e obras da gestão atual, como a estrada São Caetano, Arena de Esportes Multiuso, Pedreira Municipal, praças e parques.
Assistência Social
Marcia, que é gestora e corretora, assumiu a pasta defendendo que o conjunto de esforços é o que garante êxito dentro da gestão pública. “É necessário ter consciência coletiva, com respeito as diferenças e as opiniões contrárias”. Segundo ela, o trabalho será norteado pela discussão de ideias, projetos e ações que visem a melhoria para a população.
A nova secretária de Assistência Social fez questão de lembrar que Pato Branco foi a cidade que a acolheu, onde criou uma vida, família e amigos. “Por todas essas razões quero retribuir ao máximo como meu trabalho”. Para isso, Marcia promete percorrer todos os bairros do município e conhecer de perto a realidade e os anseios da população. “Eu vô fazer o que eu gosto”, resume.
Administração e Finanças
Bacharel em ciências contábeis e especialista em gestão estratégia em recursos humanos e em engenharia da produção e professor universitário, Dal Piva promete que, junto com prefeito e equipe, vai fazer uma gestão adequada e equilibrada. “Podem contar comigo”.
Ele defende que a execução de um orçamento se adequa a implementação e ao alinhamento do trabalho das secretarias. Ele frisa que a função exige seriedade e responsabilidade, pois trata-se da gestão de recursos públicos, oriundos de impostos pagos pela população. “Em pouco tempo que conversamos com o prefeito já vimos várias reformas, manutenção do patrimônio e ampliações”, observa o novo gestor da pasta.
Comentários estão fechados.