A produção de alimentos saudáveis motivou a implantação de 20 Quintais Agroecológicos no município de Mangueirinha. O trabalho é realizado pela parceria entre a Fundação Luterana de Diaconia – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-CAPA) e a administração pública, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
O projeto para instalação dos quintais começou neste ano. Inicialmente, foram mapeadas as famílias interessadas, depois, realizadas orientações técnicas e a entrega de mil mudas de árvores frutíferas, kits de poda e adubação orgânica.
Quintais Agroecológicos
Os Quintais Agroecológicos são espaços que reúnem diferentes espécies vegetais de forma consorciada, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos. Podem conter hortaliças, frutas, flores, plantas medicinais e até a criação de pequenos animais.
Alimentos diversos e saudáveis
Segundo o Secretário de Agricultura Wagner Pedro Machado, a prefeitura quer estimular a diversificação da produção de alimentos, a produção orgânica e a geração de renda entre as famílias agricultoras. E, assim, evitar que as pessoas jovens saiam do campo por falta de oportunidades. “A parceria está dando muito certo”, ressaltou
Apoio e assessoria técnica
Além da implantação dos quintais agroecológicos, a parceria entre FLD-CAPA e Prefeitura de Mangueirinha prevê assessoria a outras 25 famílias agricultoras do município, com ações de apoio à produção de frutas e hortaliças, leite, mel, avicultura colonial, agroindustrialização, certificação orgânica, entre outros.
Comentários estão fechados.