Capacitação para reforçar combate à dengue no Sudoeste do Paraná

Durante três dias, cerca de 200 profissionais se reuniram na sede da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão para intensificar as ações de combate à dengue no Sudoeste do Paraná. O encontro, iniciado na terça-feira (22), promoveu uma capacitação direcionada a Agentes de Combate às Endemias (ACEs), coordenadores e supervisores do Programa de Controle da Dengue de 27 municípios da região.

Organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores e da 8ª RS, a capacitação visa aprimorar as estratégias de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika e chikungunya. Os participantes receberam orientações práticas e teóricas, abrangendo técnicas de controle de criadouros, uso de equipamentos e bloqueio de transmissão.

Capacitação e suporte técnico

O treinamento contou com o apoio da Seção de Apoio Logístico de Insumos e Equipamentos (Scali) de Maringá e da equipe de vigilância entomológica da 19ª RS de Jacarezinho, oferecendo uma capacitação completa para o manejo em situações emergenciais.

“A capacitação busca aumentar a eficiência das equipes municipais no combate às doenças transmitidas por vetores, uma prioridade para a saúde pública”, explicou Emanuelle Gemin Pouzato, chefe da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores da Sesa. Com o conhecimento adquirido, os profissionais estão aptos a replicar as práticas em seus municípios, contribuindo para a redução da infestação do Aedes aegypti.

Situação epidemiológica e ações contínuas

A 8ª RS registrou um alto número de casos no período epidemiológico de 2023/2024, com 61.479 casos confirmados e 80 óbitos. A regional foi a terceira com o maior número de casos, atrás apenas das regionais de Londrina (78.742 casos) e Cascavel (68.071 casos). No atual período sazonal, foram confirmados 111 casos, sem registro de óbitos até o momento.

LEIA TAMBÉM

A diretora da 8ª RS, Nádia Zanella, reforçou o compromisso contínuo da Sesa no combate às arboviroses. “As ações de combate à dengue e outras arboviroses ocorrem durante todo o ano, e a capacitação das equipes locais é fundamental para fortalecermos as estratégias de prevenção e controle”, afirmou.

Essa capacitação evidencia o compromisso do Paraná com a saúde pública e o combate contínuo às doenças transmitidas por vetores. Com o fortalecimento das equipes e a disseminação de práticas eficazes, o estado busca diminuir a incidência dessas enfermidades e garantir a proteção da população paranaense.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.