A 7ª Regional de Saúde de Pato Branco, divulgou durante a semana, as inscrições abertas para curso de Detecção Precoce do Câncer, que será na modalidade à distância, ofertado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). O objetivo, segundo a diretora Márcia Fernandes de Carvalho, é alcançar os profissionais médicos, enfermeiros e dentistas que atuam nas Equipes de Atenção Básica. As inscrições ficam abertas até o dia 3 de março, e devem ser realizadas no site do Inca, na aba Cursos. Com carga horário total de 60 horas, o curso tem período previsto de realização, o mês de abril e outubro.
As atualizações são necessárias para que os profissionais possam compreender a magnitude do câncer no Brasil. No curso serão revistos diagnóstico, rastreamento e detecção precoce do câncer, além das recomendações existentes para os principais cânceres registrados no país. Por exemplo, no Brasil, o maior registro é do câncer de Colo de Útero, seguido por Mama, Pele, Próstata, Colorretal, Boca e Pulmão.
De acordo com Márcia, a realidade do câncer na região de abrangência de 7ª Regional, segue o padrão nacional, com algumas divergências. “Os diagnósticos mais frequentes foram de câncer de Pele, Mama, Próstata, Colo do Útero, Pulmão e Cólon”. Ao todo foram diagnosticados, no ano de 2022, 1.225 casos de câncer. No Paraná, segundo o Inca, a estimativa de casos para o ano de 2023, deve chegar na casa dos 27 mil casos. Para os pacientes que necessitam do atendimento, nos casos de câncer, a entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), são as Unidades Básicas de Saúde, como explica Márcia.
“Após a investigação diagnóstica os pacientes são direcionados para os pontos de atendimento especializados dentro da Rede de Atenção, conforme a necessidade apresentada. A 7ª Região de Saúde possuí uma Unidade de Atendimento Oncológico (Hospital do Câncer) situada no município de Pato Branco, que atende a maior parte dos casos. Os casos que não são tratados na microrregião podem ser referenciados para a macrorregião, no município de Cascavel”.
Comentários estão fechados.