Capital da ciência
Curitiba será a “capital nacional da ciência” entre os dias 23 e 29, quando sediará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 3 câmpus da UFPR: Centro Politécnico, Complexo da Reitoria e Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. Principal evento científico da América Latina, o encontro é promovido ininterruptamente desde 1949. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento tem a expectativa de trazer a Curitiba mais de 15 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.
Viaje Paraná
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), homologou o estatuto do Serviço Social Autônomo Viaje Paraná, com o respectivo plano de cargos, salários e benefícios. A diretoria executiva do Viaje Paraná deverá implementar no prazo de 180 dias o Plano de Cargos, Salários e Benefícios, que estabelecerá o número e as especificações dos cargos a serem preenchidos para a contratação de pessoal.
Festival Caiçara
Em Pontal do Paraná, no Litoral, o Festival de Gastronomia Caiçara iniciou nesse sábado (1º) e vai até o dia 30 de julho. O evento exalta a Cambira, prato considerado patrimônio da cozinha brasileira, originalmente preparado com peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão. Em sua terceira edição, o festival é uma grande oportunidade para o turista conhecer a diversidade da culinária caiçara.
Férias escolares
Durante o período de férias escolares, o movimento no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, deve aumentar 18%. A administração do Aeroporto Internacional de Curitiba espera 535 mil viajantes pelo terminal no mês de julho e 4.806 pousos e decolagens. A estimativa para julho em Curitiba acompanha a tendência dos 14 aeroportos com voos comerciais administrados pela CCR Aeroportos em todo o Brasil. A empresa estima mais de 1,8 milhão de passageiros ao longo deste mês nos terminais.
Suspensão temporária
A fábrica da Renault, localizada em São José dos Pinhais, passou a implementar uma suspensão temporária de contratos e uma redução de jornada para seus colaboradores. Cerca de mil funcionários serão afetados pela medida, que deve durar entre dois a três meses. Neste período, a Renault se comprometeu a pagar uma compensação adicional que poderá chegar até 85% do salário líquido dos trabalhadores. Além disso, a empresa garantirá a manutenção de todos os benefícios atualmente concedidos aos seus colaboradores.
Horas Frio Paraná
Os produtores rurais do Paraná vão contar com uma nova ferramenta para auxiliar no cultivo de culturas de clima temperado. O “Horas Frio Paraná”, um aplicativo de celular, lançado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), vai informar a quantidade acumulada de frio ao longo do ano. O aplicativo está disponível nas lojas App Store e Google Play e pode ser baixado gratuitamente. Com o sistema, os usuários são ajudados porque podem decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente algumas plantações de clima temperado.
Feira de serviços
O Governo do Estado promove nos próximos dias 5, 6 e 7 (quarta a sexta-feira) a feira de serviços Paraná em Ação em Londrina. A ação oferta de maneira gratuita diversos serviços, como confecção de documentos, intermediação de mão de obra, cadastramento em programas sociais, serviços municipais, além de exposições e programação voltada às crianças.
Gratuitos
A Escola de Negócios e Seguros (ENS) criou três cursos gratuitos e on-line de capacitação voltados a servidores públicos, responsáveis pela gestão de finanças. Com carga horária de 11 horas, o curso discute os fundamentos da gestão dos recursos públicos no Brasil e as práticas de planejamento e finanças dos governos federal, estadual e municipal. Inscrições pelo e-mail: esmeraldarocha@ens.edu.br.
Tempo integral
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria o programa Escola em Tempo Integral para fomentar a abertura de novas matrículas na educação básica com essa carga horária. A proposta será enviada ao Senado Federal. O projeto prevê cerca de R$ 2 bilhões em assistência financeira para 2023 e 2024. O programa será coordenado pelo Ministério da Educação e terá ainda estratégias de assistência técnica.
Cidadão Honorário
O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) recebeu o título de Cidadão Honorário do município de Carambeí. A homenagem foi proposta pelos vereadores Elio Alves “Ratinho” (PSB) e Joel Costa Rosa “Sacolinha” (União). “Essa é uma justa homenagem. O Aliel tem sido um dos deputados que mais tem ajudado Carambeí com recursos de emendas para várias áreas, entre elas para pavimentação, educação, saúde e esporte. Além disso, ele é um defensor dos trabalhadores em Brasília e por isso decidimos conceder, de forma unânime, este título a ele”, defende Ratinho.
Em investigação
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou que a Polícia Federal (PF) abriu uma apuração administrativa para apurar a denúncia de que o professor Gabriel Barbosa Rossi, que leciona em uma escola particular de Guaíra, Paraná, teria sido agredido e ameaçado de morte pelo pai de um aluno que teria se identificado como delegado da corporação. A agressão teria ocorrido após o professor advertir o estudante por ter feito uma saudação nazista.
Violência
Testemunhas relataram que o professor Gabriel foi xingado, empurrado, esganado e teve uma arma apontada para sua cabeça. Mesmo diante da intervenção de um guarda da escola e de uma mãe de outra aluna, que tentaram intervir para impedir as agressões, ambos foram ameaçados pelo delegado e tiveram que recuar.
Prêmio Zilda Arns
A Câmara dos Deputados iniciou o período de indicações ao Prêmio Zilda Arns 2023. O prêmio foi instituído em 2017, a honraria é oferecida pela Câmara dos Deputados após a aprovação de um projeto de lei proposto pela então deputada federal Leandre Dal Ponte. De acordo com as regras do prêmio, cada deputado(a) ou senador(a) pode indicar até uma pessoa ou uma instituição, utilizando um formulário eletrônico disponibilizado pela Segunda-Secretaria da Câmara dos Deputados. As indicações podem ser feitas até o dia 14 de julho.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.