Nesta quarta-feira, 8 de maio de 2025, o Conclave realizado na Capela Sistina, no Vaticano, elegeu como novo líder da Igreja Católica o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost Martínez, que passa a ser o Papa Leão XIV. A escolha do novo Pontífice ocorre pouco mais de um mês após a morte do Papa Francisco, falecido em 4 de abril, aos 88 anos.
A fumaça branca apareceu às 11h42 (horário de Brasília), anunciando ao mundo a eleição do novo Bispo de Roma. Minutos depois, o cardeal protodiácono fez o tradicional anúncio “Habemus Papam” e apresentou o sucessor de Francisco à multidão reunida na Praça de São Pedro. Em sua primeira aparição, Leão XIV pediu orações e reafirmou o compromisso com uma Igreja aberta, acolhedora e próxima dos mais pobres.
Nascido em 14 de setembro de 1955, em Chicago (EUA), Robert Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho (O.S.A.). Antes de sua eleição, atuava como prefeito do Dicastério para os Bispos, cargo de grande influência dentro da Cúria Romana, para o qual foi nomeado pelo Papa Francisco em janeiro de 2023.
Prevost tem uma longa trajetória missionária, especialmente na América Latina. Atuou por mais de uma década no Peru, onde foi pároco, professor de seminário e administrador na Diocese de Chiclayo, da qual também se tornou bispo. Foi criado cardeal em 30 de setembro de 2023.
A escolha de Leão XIV representa a continuidade do caminho reformista iniciado por seu antecessor, com foco na descentralização do poder e na valorização das igrejas locais. Seu profundo conhecimento das realidades latino-americanas e sua experiência pastoral são vistos como trunfos para a condução da Igreja em tempos de desafios sociais, ambientais e espirituais.
Leão XIV é o primeiro papa agostiniano desde Inocêncio XIII, no século XVIII, e o primeiro papa norte-americano da história.
A cerimônia de início do seu pontificado, chamada Missa de Início do Ministério Petrino, deve ocorrer nos próximos dias, em data a ser confirmada pelo Vaticano.
Linha do Tempo dos Últimos Papas
São João Paulo II (1978–2005)
- Nacionalidade: Polonês
- Pontificado de quase 27 anos, um dos mais longos da história.
- Fortemente atuante na cena política global e espiritual, teve papel importante no fim do comunismo na Europa Oriental.
Bento XVI (2005–2013)
- Nacionalidade: Alemão (Joseph Ratzinger)
- Teólogo de renome, foi o primeiro papa em quase 600 anos a renunciar voluntariamente ao cargo, citando fragilidade física.
- Tornou-se Papa Emérito até sua morte em 31 de dezembro de 2022.
Francisco (2013–2025)
- Nacionalidade: Argentino (Jorge Mario Bergoglio)
- Primeiro papa jesuíta e primeiro da América Latina.
- Enfatizou a “Igreja em saída”, o cuidado com os pobres, o meio ambiente e a reforma da Cúria.
- Faleceu em 4 de abril de 2025, encerrando 12 anos de pontificado marcados por proximidade com os fiéis e apelos à paz.
Leão XIV (2025–)
- Nacionalidade: Norte-americano (Robert Francis Prevost Martínez)
- Eleito em 8 de maio de 2025, é o primeiro papa dos Estados Unidos.
- Agostiniano, com experiência missionária no Peru e liderança na Cúria Romana.
- Adotou o nome Leão XIV — evocando tradição e firmeza pastoral.
Comentários estão fechados.