
O beato Carlo Acutis será canonizado neste domingo (7 de julho) em cerimônia presidida pelo papa Leão XIV, no Vaticano, a partir das 10h (5h em Brasília). O adolescente italiano, morto aos 15 anos em 2006 após um quadro de leucemia, será o primeiro santo millennial da Igreja Católica, sendo popularmente chamado de padroeiro da internet por usar a tecnologia e as redes sociais para evangelizar.
A canonização, inicialmente prevista para 27 de abril durante o Jubileu dos Adolescentes, foi adiada devido à morte do papa Francisco.
O testemunho de Carlo Acutis
Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, Carlo cultivava desde cedo devoção pela Eucaristia e por Nossa Senhora. Aos sete anos, fez a primeira comunhão e passou a frequentar a missa diariamente, além de ajudar necessitados com doações.
Apaixonado por informática, criou um site para divulgar milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja. Seu funeral reuniu centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade que haviam sido beneficiadas por sua generosidade.
O papa Francisco o descreveu como exemplo para a juventude:
“Seu testemunho mostra aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra pondo Deus em primeiro lugar e servindo-O nos irmãos”, disse.
Milagres reconhecidos pelo Vaticano
O primeiro milagre atribuído a Carlo ocorreu em 2013, em Campo Grande (MS), quando o menino Matheus Vianna, então com 3 anos, foi curado de uma doença congênita no pâncreas após tocar uma relíquia do jovem.
O segundo milagre foi registrado em 2022, na Itália. A costa-riquenha Valéria Valverde, de 21 anos, sobreviveu a um grave acidente de bicicleta e recuperou-se rapidamente após sua mãe rezar no túmulo de Carlo, em Assis.
Processo de canonização
Segundo a CNBB, o processo de canonização passa por quatro etapas: investigação diocesana, análise no Vaticano, beatificação (após o primeiro milagre) e canonização (reconhecimento de um segundo milagre).
Com a cerimônia deste domingo, Carlo Acutis passa a ter sua devoção reconhecida oficialmente em toda a Igreja Católica, tornando-se um dos santos mais jovens da história recente.
Comentários estão fechados.