A nadadora pernambucana Carol Santiago fez história neste sábado (31) ao conquistar a medalha de ouro nos 100m costas classe S12 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, elevando seu total para quatro ouros na carreira.
Com este resultado, Carol Santiago se iguala à velocista Ádria Santos como a mulher brasileira com mais medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Ádria, que acumulou 13 pódios ao longo de sua carreira, continua sendo a atleta feminina com mais medalhas na história do Brasil, mas agora compartilha o recorde de ouros com Carol.
Uma Prova Dominante
Carol, atual campeã mundial dos 100m costas, dominou a prova desde o início, finalizando com um tempo de 1min08s23, o melhor de sua carreira e um novo recorde das Américas. A ucraniana Anna Stetsenko ficou com a prata (1min09s43) e a espanhola Maria Delgado Nadal completou o pódio com o bronze (1min11s33).
Após a vitória, Carol expressou sua alegria e satisfação com seu desempenho: “Estou muito feliz, a prova foi incrível, a gente testou algumas coisas de manhã (na eliminatória) e tudo o que o meu técnico pediu para eu fazer eu vim aqui e fiz. E deu certo. Foi a melhor natação da minha vida”, disse ela em entrevista ao Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
LEIA TAMBÉM
Um Legado em Construção
Aos 39 anos, Carol Santiago tem mostrado que sua entrada tardia no movimento paralímpico não a impediu de construir um legado impressionante. Desde sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, Carol subiu ao pódio seis vezes em oito provas disputadas, conquistando quatro ouros, uma prata e um bronze.
Próximos Desafios em Paris
Carol ainda tem mais quatro provas pela frente em Paris 2024, com chances de ampliar seu número de medalhas. Na segunda-feira (2), ela competirá nos 50 metros livre classe S13, ao lado de atletas com deficiência visual menos severa. Além disso, ela participará dos 200 metros medley (S13), dos 100 metros livre e dos 100 metros peito (ambos na classe S12).
Comentários estão fechados.