Carreta da Inovação promove acesso à tecnologia em Francisco Beltrão

A Carreta da Inovação está estacionada no calçadão central de Francisco Beltrão desde esta terça-feira (14) para atender gratuitamente a população até sexta-feira (17). O projeto itinerante atua como um laboratório móvel de tecnologia e inovação, levando experiências educativas a pessoas de todas as idades, de crianças a idosos.

O veículo percorre diversas cidades do Paraná com o objetivo de democratizar o acesso à ciência, tecnologia e inovação, aproximando a comunidade de práticas criativas e soluções tecnológicas que contribuem para o desenvolvimento local.

Incentivo à criatividade e à formação tecnológica

O secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Informação, Cledson Lodi, destacou o impacto pedagógico da iniciativa:

“Não é apenas pela carreta em si, mas pelo que ela proporciona de experiência para crianças e jovens, no sentido de plantar uma semente, incentivando-os a olhar de forma diferente para a tecnologia — não apenas consumindo, mas também criando e inovando”, afirmou.

A cerimônia de abertura contou com a presença de lideranças locais e estaduais, entre elas a vice-prefeita Lurdinha Bertani, o presidente do Conselho Municipal de Tecnologia e Inovação, Thiago Casagrande, o vereador Silmar Gallina e o assessor da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná (SEIA-PR), Luiz Manta.

Parcerias fortalecem a inovação regional

A ação é uma iniciativa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, em parceria com a Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA-PR), a Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI-PR) e a Prefeitura de Francisco Beltrão.

Durante toda a semana, o público poderá participar de oficinas práticas, mostras de produtos e atividades tecnológicas interativas, com a presença de estudantes, acadêmicos, empresários e representantes do setor público.

Programação e horários de visitação

A Carreta da Inovação estará aberta ao público até sexta-feira (17), com visitação gratuita de 9h às 12h e das 14h às 18h, no calçadão central. O espaço é acessível a todos os interessados em explorar o universo da tecnologia e inovação.