Casa de Apoio Gama transforma acolhimento de pacientes oncológicos com projeto Jardim Terapêutico

Em um esforço para transformar a experiência dos pacientes oncológicos e seus familiares, a Casa de Apoio Gama, em Pato Branco, deu início às obras de um Jardim Terapêutico no último dia 6 de novembro. O projeto, idealizado para oferecer benefícios físicos, mentais e emocionais aos acolhidos, Simboliza uma etapa importante no desenvolvimento da instituição, que atende 70 municípios de diversos Estados e conta com 44 leitos. 

A proposta do Jardim Terapêutico começou a tomar forma em setembro de 2023, quando a ideia foi abraçada pela Família Rotária de Pato Branco. Após meses de planejamento financeiro e reuniões intensas, o projeto alcançou um orçamento de R$ 150 mil, com o Rotary Club de Pato Branco-Amizade garantindo um patrocínio master de R$ 60 mil, graças ao apoio de um empresário local. O valor restante será custeado pelos demais clubes de Rotary de Pato Branco, com o apoio adicional de outros colaboradores, incluindo cooperativas. A criação e execução do projeto está sob os cuidados do paisagista Frederico Rempel Carmignan e da arquiteta Márcia Giovanna Pessa, ambos voluntários rotarianos do Rotary Club de Pato Branco-Araucária. 

Raízes do projeto

A iniciativa nasceu em 2022, quando Cleuza Chiochetta, então presidente do Gama, e Luciano Pedralli, na época presidente do Rotary Club de Pato Branco-Sul, discutiram a criação de um espaço que proporcionasse mais qualidade de vida aos pacientes. Desde então, a ideia ganhou força, culminando no início das obras que prometem transformar a rotina dos acolhidos. 

O Jardim Terapêutico foi projetado para estimular os sentidos por meio de elementos naturais como flores, árvores, água e pedras. A intenção é incentivar a interação dos pacientes com o ambiente externo, quebrando o ciclo de confinamento em quartos fechados. Os benefícios esperados são significativos: redução de estresse, ansiedade e depressão; melhora no sistema imunológico, no sono e no pós-operatório; e um impacto positivo no bem-estar geral, gerando calma e conforto. 

Leia também

Proerd forma 414 alunos em Pato Branco

Natana Concolatto Farias Menetrier, representante do Gama junto ao projeto, explica que a obra proporcionará um espaço maior de acolhimento e bem-estar para pacientes, acompanhantes e demais visitantes da casa de apoio. Além disso, contribuirá para a saúde mental e emocional dos acolhidos, onde desfrutarão de uma área de convivência, reflexão e descanso, fortalecendo o apoio humanizado, já oferecido na casa. “Podemos cultivar, não apenas plantas, mas também, solidariedade e vida”, complementou Natana.

Além de sua função terapêutica, o espaço também será um local para fortalecer a espiritualidade, promover a interação social e servir como modelo para projetos semelhantes na região. “O jardim é sustentável e servirá de modelo para novos projetos dessa natureza na região, ainda, poderá ser visitado pela população em geral, estudantes das escolas e acadêmicos das universidades, servindo de apoio à educação e à pesquisa”, avalia Pedralli.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.