O funcionário público Edson Ricardo Cesca e a enfermeira Marina Rossetto Rathier, ambos aos 37 anos, decidiram partir de Francisco Beltrão, no Paraná, em uma aventura sobre rodas pela América do Sul, sem destino definido e sem data para voltar.
No próximo dia 04 de março, o casal planeja embarcar em uma jornada incomum que, sem dúvida, deixará marcas profundas em suas vidas. Os beltronenses, acompanhados de seus pets – o cachorro Cadu e as gatas Cookie e Zoe – iniciarão o projeto “Nosso Home é o Mundo”.
A inspiração
Marina conta que a inspiração para o projeto teve origem em suas experiências em viagens anteriores. O início se deu com aventuras de moto e barraca, evoluindo para uma SUV Pajero Full, que já oferecia alguns confortos de uma casa. Depois, optaram por viagens em um off-road Troller com barraca de teto, embora ainda fossem predominantemente realizadas nos finais de semana ou durante as férias.
Um momento desafiador na vida do casal também se tornou um catalisador para uma profunda reflexão e, consequentemente, a fonte de inspiração para a aventura que estão prestes a empreender. Edson compartilha que a perda dos pais, sendo a mãe de Marina e o pai dele, ambos vítimas de um câncer rápido e silencioso, foi um divisor de águas. Esse momento difícil serviu como um chamado para não postergar mais a realização do sonho de viajar em um motorhome, acompanhados de seus pets. “Decidimos viajar e conhecer novas culturas e novos lugares, porque a vida é um sopro e podemos não ter tempo de realizar todos os nossos sonhos”, analisa Edson.
Agora, já a bordo de um motorhome equipado com todos os recursos essenciais para uma vida sem privações, o casal se prepara para uma jornada bem mais fascinante e surpreendente. Embora a Argentina seja o ponto de partida, o roteiro ainda não está definido, deixando espaço para descobertas e aventuras inesperadas ao longo do caminho. As próximas cidades e destinos serão sempre decididos dia após dia, enquanto viajam sem pressa. A ideia é buscar imersão na cultura local, compartilhando as experiências nas redes sociais. O plano inclui explorar toda a América do Sul, mas sem um prazo definido para conclusão da viagem ou retorno ao Brasil.
“Eu não tenho muita expectativa criada para um local específico. Conhecer culturas diferentes é muito atrativo, e conhecer a cultura do povo andino me encanta. Então muitos lugares estão na lista pois a cordilheira é extensa e pretendemos conhecê-la inteiramente”, diz Edson.
Atenção a detalhes e planejamento
Marina explica que a van foi adquirida já com todas as adaptações de um motorhome. “É uma casa completa, com cama, mesa, cozinha equipada com geladeira, fogão e forno, além de termos uma máquina de lavar roupas lava e seca no porta-malas. Além disso, somos independentes de energia, pois contamos com um painel solar no teto que carrega a energia de nossa nova casa. Adquirimos também internet via satélite, a Starlink, para facilitar nosso trabalho na estrada, então estaremos sempre conectados”, afirma, contando ainda que a casa deles foi alugada e, portanto, esta será de fato a nova residência do casal.
Outro cuidado nos preparativos foi em relação à manutenção da van (carinhosamente batizada de Sandrinha Adelaide), que passou por uma rigorosa verificação mecânica antes de sair em uma viagem tão imprevisível e desafiadora. Além disso, a documentação, como RG, passaporte, e a atualização das vacinas deles e dos pequenos companheiros, não foram esquecidos. “Nesse período, fizemos um check-up, cuidamos da nossa saúde e juntos perdemos mais de 50 kg para melhorar a qualidade de vida e bem-estar. Outra preocupação nossa é com relação à suplementação e vitaminas que passamos a armazenar para que possamos manter essa rotina saudável; além disso, aprendemos a treinar fora de academias, para que possamos fazer isso no nosso dia a dia em qualquer lugar em que estejamos”, conta Marina.
Marina falou também sobre a preocupação em relação à adaptação dos pets, que para ela não será problema, uma vez que o casal já os levou em viagens anteriormente e afirma que tudo correu bem. Ela esclarece que em alguns lugares enfrentarão frio, como em Ushuaia, mas estão atentos a escolher os melhores períodos do ano para não sujeitá-los a temperaturas extremas.
Ela lembra a todos que se interessarem de alguma maneira, estão convidados a acompanhá-los pelas redes sociais, onde compartilharão detalhes da viagem. Marina e Edson entendem que o apoio das pessoas da região será muito importante e bem-vindo, seguindo, curtindo e comentando as postagens, ajudando-os a alcançar ainda mais longe. “O apoio das pessoas da nossa região será muito bem-vindo. Esperamos que nos sigam, curtam e comentem nossas postagens, pois assim nos ajudam a chegar mais longe”, disse.
Toda esta aventura será contada através das redes sociais do casal, que podem ser seguidas no Instagram @nossohomeeomundo, o qual é o mesmo para YouTube e TikTok.
Comentários estão fechados.