Na quarta-feira (1º), o vereador Lindomar Rodrigo Brandão (PP), presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga os agentes públicos envolvidos no processo de aquisição do terreno da pedreira de Pato Branco, junto com o vereador relator, Romulo Faggion (União), e os vereadores membros da comissão Dirceu Luiz Boaretto (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Rafael Celestrin (PSD), apresentaram requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Pato Branco solicitando prorrogação de prazo para que os trabalhos sejam concluídos.
O Requerimento – Comissão Especial nº 6, de 2022, destaca que os parlamentares requerem “de acordo com o § 2° do art. 5°, da Lei Federal nº 1.579, de 18 de março de 1952, prorrogação de prazo em 90 dias para a conclusão dos trabalhos da Comissão Especial de Inquérito – CEI, designada através da Portaria nº 32, de 9 de março de 2022, com alteração dada pela Portaria nº 39, de 18 de abril de 2022, com a finalidade de apurar indícios de atos ímprobos praticados na aquisição de terreno com finalidade de implantação de pedreira municipal e futura eventual usina de asfalto”.
Segundo o documento, a justificativa para a prorrogação do prazo é a demanda de trabalho que ainda será necessário realizar. “Na reunião da Comissão Especial de Inquérito – CEI realizada no dia 14 de março de 2022, os membros da CEI acordaram que o prazo para duração dos trabalhos será de 90 dias, podendo este ser prorrogado de acordo com o § 2º do art. 5° da Lei Federal nº 1.579, de 18 de março de 1952. Estando inconclusos os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito, os membros da Comissão solicitam ao Douto Plenário dilação de prazo para conclusão da mesma, visto que não será possível concluir todas as diligências necessárias no prazo de 90 dias”.
Pato Cicles Bike Club
Na sessão de quarta-feira (30) também foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 5, de 2022, de autoria do vereador Eduardo Albani Dala Costa (MDB), para o Pato Cicles Bike Club pelo “Projeto Circuito Rota das Araucárias de Cicloturismo”. O Pato Cicles Bike Club é uma sociedade sem fins lucrativos que tem por objetivo promover o esporte e, principalmente, o uso da bicicleta como meio de locomoção, transporte e lazer. O grupo busca, também, apoiar as iniciativas de divulgação e prática do ciclismo.
Com o objetivo de promover e difundir o ciclismo na região, bem como arrecadar fundos para doar a entidades, foi lançado o “Projeto Circuito Rota das Araucárias”. “A etapa realizada em Pato Branco, no dia 10 de abril de 2022, contou com a participação de 31 cidades, 485 ciclistas e um staff de 80 pessoas. Ao final do circuito, foi oferecido um almoço, onde a organização vendeu 507 refeições, que renderam lucro de R$ 30.527,85, cujo valor foi revertido em doação para a Fundação Patobranquense do Bem Estar (Fundabem). O Circuito Rota das Araucárias teve etapas realizadas em Clevelândia (PR), Chopinzinho (PR), Francisco Beltrão (PR), Mariópolis (PR), Palmas (PR) e Abelardo Luz (SC)”.
De acordo com a Moção, “com o espírito esportivo, aliado ao engajamento na ajuda às entidades, o Pato Cicles Bike Club demonstrou comprometimento com a sociedade, colaborando e mostrando exemplo de engajamento nas causas sociais, bem como, no incentivo ao ciclismo”.