Também teve início a Campanha da Fraternidade 2023
As missas de Quarta-feira de Cinzas celebradas ontem (22) deram o início ao período da quaresma para a Igreja Católica. Juntamente com as tradicionais celebrações de imposição de cinzas, a data também marcou a abertura da Campanha da Fraternidade de 2023, que seguindo a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como tema este ano a “Fraternidade e a fome”.
Na Matriz São Pedro Apóstolo, em Pato Branco, quatro celebrações durante o dia marcaram a data.
Frei Antonio Mazzuco, destacou que “a Igreja abre hoje [Quarta-feira de Cinzas], um tempo de penitência que chamamos de quaresma, que é a preparação para Páscoa, para vitória do Cristo sobre a morte.”
Sobre o rito da imposição das cinzas, Mazzuco lembrou que “elas são sinal de penitência no sentido de conversão, de nos colocarmos na humildade do dia a dia da caminhada, porque todos nós nos tornaremos cinzas.”
Campanha da Fraternidade
Na sexta-feira (17), em Pato Branco o bispo da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão, dom Edgar Xavier Ertl, realizou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2023, conforme o Diário do Sudoeste noticiou.
Na ocasião, dom Edgar afirmou que a quaresma “é um tempo de conversão, de reflexão. Um tempo favorável as atitudes novas, a partir do evangelho”.
Sobre a Campanha da Fraternidade ele lembrou que as provocações devem ser feitas para católicos e não católicos, tendo como principal objetivo “refletir temas que dizem respeito aos irmãos e irmãs faz parte da espiritualidade quaresmal, faz parte do seguimento de Jesus, faz parte do pertencimento a igreja”, disse dom Edgar ao chamar a comunidade a “rezar, pensar, refletir e agir a partir de uma realidade que chamamos de flagelo da fome.”
Comentários estão fechados.