O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta sobre a possibilidade de inundações e deslizamentos no Rio Grande do Sul devido à previsão de fortes chuvas neste domingo, 12. Até agora, 136 pessoas já morreram em decorrência das inundações no Estado.
O Cemaden destaca que o Lago Guaíba vai receber água proveniente das bacias dos rios Jacuí, Taquari-Antas, Caí, Sinos e Gravataí, agravando as condições na cidade de Porto Alegre. O nível do lago está atualmente em 4,58 m, 1,58 m acima da cota de transbordamento.
Essas mesmas bacias hidrográficas já estão em níveis críticos e devem sofrer novas inundações e alagamentos com as chuvas esperadas para este domingo, segundo o Cemaden. Além disso, há alta probabilidade de deslizamentos, especialmente “quedas de barreira,” nas margens de estradas e rodovias no Nordeste e Centro-Ocidental do RS, na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.
Neste sábado, brigadistas que operam no centro histórico de Porto Alegre e no bairro São João tentaram persuadir os moradores a deixar a região antes do aumento do nível das águas. A patrulha das Guardas Municipais de Porto Alegre e de São Paulo percorreu as ruas da capital gaúcha, onde as enchentes ainda atingem 2 metros em algumas áreas, transformando o cenário urbano.
No bairro São João, voluntários utilizam barcos e jet skis na tentativa de resgatar mais moradores. Eles foram orientados a parar de fornecer água e alimentos para os que resistem em sair de casa, visando incentivar a evacuação devido à falta de suprimentos.
Comentários estão fechados.