Nesta terça-feira (2), Dia de Finados, um grande número de pessoas visitou os cemitérios de Pato Branco. Neste ano, seguindo todas as restrições sanitárias contra a covid-19, os locais ficaram abertos ao público as 24 horas do dia.
A movimentação ocorreu durante todo o dia, principalmente nos horários das celebrações religiosas realizadas em todos os cemitérios do município — Bortot, com missa pela manhã, às 9h; Portal do Céu, às 17h e no Anchieta, também durante a manhã.
Limpeza e melhorias nos cemitérios
De acordo com a Central de Óbitos de Pato Branco, cerca de 80 moradores solicitaram autorização para realizar reformas, pinturas e construções nos túmulos localizados nos cemitérios do município — permitidas somente até quarta-feira (27), devido à proximidade com o feriado. Também foi grande o número de pessoas fazendo a limpeza dos túmulos.
Agora, de acordo com a Central de óbitos, a população poderá solicitar permissão para melhorias nos túmulos somente a partir do dia 8 de novembro.
Celebrações especiais
A Paróquia São Pedro Apóstolo também organizou uma programação especial referente ao feriado. Ao todo foram celebradas três missas, uma pela manhã, às 8h; outra a tarde, às 15h; e a última a noite, às 19h30.
Dia de Finados
O pároco da matriz São Pedro Apóstolo, frei Alex Sandro Ciarnoski, explica que o Dia de Finados, para o catolicismo, simboliza a celebração da saudade.
“A comunidade aqui da terra se une com a comunidade que já está na presença de Deus para celebrar a vida daqueles e daquelas que já foram chamados pela eternidade. A celebração de Finados é sempre a celebração da saudade, que é fruto do amor. Portanto, embora o coração fique entristecido, com saudades de quem partiu, é um dia de gratidão, de agradecer a Deus pelo dom da vida, de quem passou por nós e deixou marcar em nossos corações”, comenta.