O novo Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (10) no Parque de Exposições de Pato Branco. Destinado a se tornar um importante espaço de estímulo ao turismo de negócios, eventos e shows na região, o local possui uma área de mais de 8.000 m² e representou um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Com capacidade para receber dois eventos simultaneamente e acomodar cerca de 10 mil pessoas (dependendo do evento), a estrutura inclui duas recepções, bilheterias, foyer, banheiros, salas administrativas, salas de uso múltiplo, cozinhas e bares.
“É com grande alegria que inauguramos o Centro de Eventos, já sediando um evento muito importante, a Feira Casa e Construção. Um espaço muito aguardado por promotores de eventos e pela população. Um local que sediará muitos eventos, que levará desenvolvimento para todos os setores, além de fomentar o crescimento de Pato Branco”, disse o prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pato Branco, Gerson Miotto, ressaltou a amplitude do empreendimento, destacando que a disponibilidade do novo espaço possibilitará à cidade sediar eventos de grande porte, o que, por sua vez, trará benefícios significativos para a economia municipal. “Estou certo de que este novo centro de eventos impulsionará ainda mais nossa economia, desenvolvendo novos eventos e estratégias para o crescimento de nossa cidade, atraindo novos negócios, turismo, renda e oportunidades”, salientou.
O nome do novo Centro de Eventos presta homenagem ao prefeito Astério Rigon, uma figura política marcante na história de Pato Branco. Durante sua gestão, dentre inúmeras iniciativas e contribuições que impulsionaram a infraestrutura da cidade, foi fundamental na aquisição de terrenos-chave para a cidade, incluindo a área do Parque de Exposições.
“Uma obra espetacular, fantástica, importantíssima para o desenvolvimento da nossa cidade, batizada com o nome do nosso saudoso pai”, frisa Fernando Rigon, filho do homenageado. “Estamos muito honrados e agradecidos por essa homenagem. O Pato Branco está fazendo o que o Brasil todo deveria fazer, cuidar da sua memória, cuidar da história. É claro, o meu pai deixou a sua contribuição para essa cidade”, complementa.
Vida Pública
A trajetória de Astério Rigon é marcada por uma profunda dedicação e compromisso com Pato Branco, deixando um legado significativo em termos de desenvolvimento e infraestrutura para a cidade. Ele exerceu o cargo de prefeito em três ocasiões distintas: de 1964 a 1969, de 1983 a 1988 e novamente de 27 de julho a 31 de dezembro de 2000. Durante esses períodos, evidenciou uma notável vocação para realizar grandes obras e implementar políticas públicas voltadas para o progresso da comunidade.
Rigon é reconhecido como um líder visionário, sendo um dos pioneiros a investir na pavimentação de acessos para as comunidades rurais e a impulsionar projetos de grande impacto, como a canalização do Rio Ligeiro. Além disso, foi fundamental na expansão dos serviços de iluminação pública, na urbanização e no saneamento básico da cidade. Sua liderança ética e determinada foi essencial na construção e aquisição de infraestruturas vitais para o município, incluindo o atual prédio da Prefeitura Municipal e terrenos estratégicos, como o Teatro Municipal. A viabilização do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) do Paraná, agora conhecido como Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em Pato Branco, é mais uma iniciativa de Rigon, marcando um avanço considerável no cenário educacional da região.
Também estiveram presentes na cerimônia os filhos do homenageado Renato Rigon e Luciano Rigon, a vice-prefeita Angela Padoan, o presidente da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Luan Marcante, vereadores, secretários municipais, representantes de autoridades, universidades e entidades de classe.
Comentários estão fechados.