O Ceonc de Francisco Beltrão, apesar de prestar atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), é um hospital privado. Para aumentar a capacidade de captação de recursos junto ao Poder Público, uma mudança no formato da gestão foi anunciada pelos diretores do Hospital e pela Administração Municipal de Francisco Beltrão: o Ceonc passará a ser uma entidade beneficente e será gerido pelo Instituto Menino Deus.
A apresentação do novo formato de Gestão aconteceu no auditório da Prefeitura, enquanto que o anuncio da mudança de gestão foi feito pelo sócio proprietário do Ceonc, o médico Reno Paulo Kunz, que explicou que esse novo formato permitirá que o Ceonc de Francisco Beltrão esteja apto, por ser uma entidade beneficente, de angariar recursos da esfera pública que podem ser investidos na melhoria da estrutura e do atendimento da unidade hospitalar.
Atualmente a situação financeira do Ceonc de Francisco Beltrão não é positiva e prefeituras de municípios atendidos e o próprio Governo do Estado não tem como ajudar por ser um ente privado. Com esse novo modelo, além de angariar recursos o Ceonc poderá ser isento de tributos que oneram ainda mais a operação do Hospital.
Os gestores do Ceonc confirmam que não há possibilidade de fechar o hospital e que até que a nova gestão esteja autossustentável, a unidade do Ceonc de Cascavel vai arcar com os custos, para garantir a continuidade do atendimento para toda a população de Francisco Beltrão e da região Sudoeste.