Conforme os dados mais recentes divulgados pelo Município de Pato Branco, das 8.443 crianças com idade entre 5 e 11 anos aptas a receber a vacina contra a covid-19, 5.348 já receberam a primeira dose do imunizante e 1.490 completaram o esquema vacinal com as duas doses.
O intervalo necessário para a aplicação da segunda dose explica a distância entre os números, mas também há outro fator que pode estar contribuindo para a diferença: a desinformação.
De acordo com Emanoeli Stein, coordenadora do Programa Municipal de Imunização, muitos pais ainda encaram a vacina contra a covid-19 com desconfiança. “Por ser uma vacina nova, os pais ainda têm resistência e medo de reação adversa, isso é o que a gente percebe no dia a dia. Há muitas fake news de crianças que foram a óbito e que associaram a vacinação, mas que na verdade foram por doenças comuns a faixa etária. A Anvisa é um órgão regulatório, então no momento que ela libera é porque se comprovou segurança e eficácia das vacinas”, diz a coordenadora.
Entre os adolescentes com 12 a 17 anos de idade a adesão é maior. Segundo Emanoeli, das 7.028 pessoas nesta faixa etária aptas a serem vacinadas, 6.820 receberam a primeira dose, sendo que 5.319 completaram o esquema vacinal com duas doses.
Com o objetivo de realizar uma busca ativa e estimular a vacinação entre estes públicos, o Município emitiu o ofício circular nº 83/2022 orientando as escolas públicas e privadas a solicitar aos pais ou responsáveis a apresentação do esquema vacinal de crianças e adolescentes com idade entre 5 e 17 anos. A solicitação deve ser feita no período de 15 dias.
Conforme o documento, a lista dos que estiverem com o esquema vacinal desatualizado deve ser encaminhada ao Município, que realizará a busca ativa para incentivar a vacinação. Os casos sem êxito serão encaminhados ao Conselho Tutelar. “A vacinação é obrigatória por causa do Estatuto da Criança e do Adolescente, que diz que é dever do estado garantir a saúde da criança. Essa lista serve para que a gente faça mais uma abordagem, para conscientizar e tentar fazer entender a importância e a segurança da vacina”, completou Emanoeli.
O ofício foi elaborado em consonância com a Nota Técnica nº 2/2022 do Ministério da Saúde, e da Nota Técnica nº 02/2022 do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça (CNPG). Por isso, a consulta deverá ser realizada em todo o país, segundo Emanoeli.
Ainda de acordo com o ofício do Município, a não apresentação da carteira de vacina ou documento equivalente não deve impedir a matrícula, rematrícula, a frequência presencial nas aulas, ou direcionar o aluno para aulas remotas.
Vacinação
A vacinação contra a covid-19 segue sendo realizada em Pato Branco. Nesta semana, serão aplicadas as doses de reforço para a população acima de 18 anos, que completou o esquema vacinal até o último dia 30 de novembro. As vacinas serão aplicadas de segunda a quarta-feira, no drive-thru (das 8h às 13h), na sala de vacina central (das 8h às 17h15) e nas unidades dos bairros (das 13h às 16h). Também será feita a repescagem da primeira dose para crianças com 5 anos ou mais, e aplicação da segunda dose para este mesmo público.
Todas as quintas-feiras também há aplicação da primeira dose para os adultos na unidade de vacinação central.