O Concurso Brasileiro de Cervejas, um evento realizado pela Associação Blumenauense de Turismo, Cultura e Eventos (Ablutec), chegou em sua décima edição como um dos maiores do mundo no último fim de semana, em Blumenau – SC. Em 2022, a competição contou com 3.635 rótulos inscritos de 537 cervejarias de 21 estados do país – esse foi o maior número de participantes em dez edições. Para avaliar, um time de 106 renomados especialistas vindos de 21 países. No total, 332 medalhas foram concedidas, sendo 118 de bronze, 108 de prata e 106 de ouro, um novo recorde também no número de premiados. Entre as melhores cervejarias do Brasil esteve a Insana, de Palmas, que levou medalha de prata no estilo Old Ale.
Conforme Pedro Reis, um dos sócios-cervejeiros da marca, a receita da cerveja premiada é um blend que leva cerveja Insana Pinhão 2017 e uma quadruppel envelhecida em barril de carvalho. “Essas cervejas tiveram um tempo de maturação e há dois anos foram envasadas. Esse ano, ficaram prontas para serem apreciadas”, explica.
Para o cervejeiro, uma das coisas mais divertidas de fazer cerveja artesanal é inventar novas receitas, testar sabores e surpreender os mais exigentes paladares. “Esse processo de criação faz parte do DNA da Insana: ser diferente é um dos nossos compromissos. E levar esses rótulos para os concursos de cerveja nos ajuda a alcançar novos públicos, o que nos dá um grande prazer. Quando essas cervejas exclusivas são premiadas, isso nos enche de orgulho”, conclui. Além dessa medalha de prata, a Insana possui outros diversos rótulos premiados em concursos cervejeiros.
Aos curiosos, nos próximos meses a Insana Blend Pinhão 2017 estará disponível nos pontos de venda.
‘Best of show’
Na categoria ‘Best Of Show’, ou seja, as melhores cervejas do concurso, quem levou medalha de ouro foi a CraftLab Grodziskie, da Cerveja Blumenau. A prata ficou com a Catharina Sour Caju e Pitanga, da Cervejaria Unika; e bronze foi a cerveja B7, da Cervejaria Bragantino, que concorreu na categoria Experimental India Pale Ale.