Chega ao fim a 90ª Festa de São Pedro

A Festa de São Pedro teve início no dia 22 de junho e continuou até esta quarta-feira (29), feriado em Pato Branco em celebração ao dia de São Pedro, padroeiro do município.

Pela tradição da igreja católica, São Pedro foi um dos doze homens escolhidos por Jesus Cristo para acompanha-lo em suas pregações, tornando-se após a morte de Jesus, ainda no século I, o primeiro papa da história.

A programação do feriado teve início com a carreata pela cidade, com a presença da imagem do santo, onde fez-se a benção de Pato Branco e de sua população. Em seguida, houve a benção dos carros em frente a Matriz São Pedro Apóstolos e, às 10h, missa celebrada pelo bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom Edgar Xavier Ertl.

De acordo com o frei Evandro Balestrin, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, os 90 anos da Festa de São Pedro, simbolizam o trabalho dos freis que, mesmo antes da formação de Pato Branco, que completa 70 anos em 2022, já estava acontecendo. “Antes de virar paróquia, os freis estavam aqui trabalhando, construindo, bem provável que era extensão de outra paróquia. Vemos a importância da igreja para os municípios”, comenta.

O frei também agradeceu aos voluntários e entidades que trabalharam para fazer a festa acontecer. “Foram 15 mil massas de pastéis feitas a mais, temos muitos voluntários trabalhando, se dedicando e só temos a agradecer a quem, de alguma forma, tanto na parte religiosa quando na festiva, se envolveu na preparação”.

Dom Edgar recordou a resposta de Pedro para Jesus Cristo. “A primeira razão da celebração é aquela resposta que Pedro deu a Jesus: tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”.

Com isso, o bispo afirma que a ocasião é de recordar essa resposta, “então somos convidados e, se nossa resposta hoje, na festa em Pato Branco, for a mesma de Pedro, estamos no caminho certo”.

Dom Edgar aproveitou o momento para relembrar a presença dos franciscanos no município. “Estão aqui desde 1933, quando Dom Carlos [Sabóia Bandeira de Mello] chegou como administrador desta diocese, ele foi convidando a família religiosa para a evangelização no Sudoeste do Paraná, com essa marca da simplicidade, da paz, pobreza, amor, justiça, como conteúdo da evangelização”, apontou.

Frei Olivo Marafon e frei Alex Sandro Ciarnoscki, que já estiveram a frente da Paróquia São Pedro, marcaram presença para as celebrações religiosas e festividades de São Pedro.

Frei Olivo atualmente em Chopinzinho, na Paróquia São Francisco de Assis e, por muitos anos, viveu em Pato Branco recordou que “semana passada vim celebrar, é sempre gostoso voltar onde a gente trilhou um caminho bonito, com momentos difíceis, outros bons, muitos amigos, gostamos de estar aqui, é bom ver a movimentação do povo”, celebra.

Para o frei Alex, a alegria de estar de volta depois de dois anos de pandemia foi o que mais marcou o momento. “Depois de tanto tempo da pandemia, poder estar de volta a Pato Branco e rever as pessoas, poder celebrar, pedir as bençãos de Deus, a intercessão de São Pedro enche o nosso coração de gratidão”, comentou.

Após a missa da manhã, a preparação para a entrega do churrasco teve início, seguido dos festejos no Pavilhão São Pedro e do bingo. Uma nova missa aconteceu às 19h30.

Festividades

Para a presidente do Conselho Administrativo da Paróquia São Pedro, Leila Zanini avaliou no início da noite de quarta, a 90ª Festa de São Pedro como um grande sucesso.

Mesmo os números oficiais e finais sendo divulgados nos próximos dias, Leila recordou que inicialmente foram produzidas 35 mil massas de pastel, e que nesta semana, foram feitas mais 15 mil.

Consolidada como uma festa gastronômica, os números também são consideráveis no que diz respeito ao almoço italiano, que serviu 700 pessoas; festival de sopas, 400 ingressos vendidos. “A festa foi um sucesso, superou todas as nossas expectativas.”

Segundo Leila o valor arrecadado com a festividade deve ser investido na pintura da Matriz São Pedro, o que deve ocorrer até o final deste ano, ainda deve ser terminado a última etapa do mosaico, o que também compreende a colocação de imagens de madeira.

você pode gostar também
Deixe uma resposta