Aline Vezoli
O Departamento de Cultura de Chopinzinho está com inscrições abertas para mais de dez modalidades gratuitas de oficinas. Entre elas estão o ballet, violino, violão, dança, dança gaúcha, artesanato, fanfarra, coral infantil, coral adulto, e artesanato.
Há oficinas abertas para contemplar crianças e adultos, porém, é necessário verificar com o departamento para saber se a modalidade escolhida está disponível para a faixa etária.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Cristiano Hamel, as oficinas retornaram em 14 de fevereiro e, atualmente, há programação cultural todos os dias, com mais de 300 pessoas frequentando as aulas, onde a maioria é criança.
Como Chopinzinho é um município com histórico de valorização cultural, principalmente para crianças, o principal objetivo é deixar a cultura mais enraizada. “Nossa cidade tem uma população onde a maioria é descendente de italiano ou alemão, sendo que o Brasil é um país cultural e o povo europeu trouxe ainda mais a valorização na cultura, dança e música”, comenta Hamel.
O coordenador complementa que “é claro que existem outras etnias e culturas, mas a nossa influência vem muito do povo mais antigo e a população os valoriza bastante”.
A maioria das oficinas estão sendo realizadas na Casa da Cultura.
As inscrições devem ser realizadas diretamente no Departamento de Cultura, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Menores de idade devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.