Foto: Thaise Oliveira/FPV
A segunda etapa do Campeonato Paranaense Sub-19 feminino, Série B, foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, em Chopinzinho. Com uma campanha impecável, Acel/Chopinzinho garantiu o título invicto, além do acesso à primeira divisão do estadual. A equipe da casa decidiu a final contra AABB/Cascavel que também irá disputar a Série A em 2023.
Na primeira etapa, realizada entre 29 de abril e 1º de maio, em Toledo, o time de Chopinzinho venceu os seis confrontos, todos por 3 sets a 0, resultados que deram mais confiança ao grupo para a sequência da competição. Desfrutando do fator casa, na etapa final o grupo contou com um grande reforço, o seu torcedor.
Ainda na fase classificatória, Chopinzinho teve um pouco mais de trabalho. No primeiro jogo, um leve susto contra a Associação Atlética de Londrina, mas a vitória por 3 sets a 1 veio. Na sequência, duas vitórias tranquilas por 3 a 0, contra AABB/Cascavel e AVP Palmas.
Garantido na semifinal, o último jogo classificatório, contra Guarapuava/Colégio Aliança, foi de tirar o fôlego. As atletas da casa, na disputa do tei-break (set de desempate). Disputado ponto a ponto, as duas equipes atacavam e defendiam muito bem, até que Chopinzinho conseguiu chegar aos 15 pontos contra 12 de Guarapuava.
Dono da melhor campanha, o time enfrentou AVP Palmas na semifinal a qual venceu sem muita dificuldade, superando as adversárias em três sets. Na outra semi, o encontro da AABB/Cascavel e Guarapuava/Colégio Aliança. Com a vitória, também, no tie-break, o time do Oeste foi para a final.
“Conquistar o título do Campeonato Paranaense Sub-19 garantindo vaga para a série A em 2023 era um dos nossos principais objetivos tendo em vista que agora estamos na elite do voleibol paranaense, levando o nome do projeto e da cidade. Isso é sinal de que estamos no caminho certo e de que o trabalho feito com muita dedicação e esforço está sendo reconhecido”, disse o técnico Wellington Silva.
Sobre jogar a etapa final em casa, o comandante confirma que foi um diferencial. “Acredito que foi muito importante poder jogar em casa, com uma boa torcida e o ginásio quase cheio. Ver que há pessoas que nos acompanham e torcem pelo projeto e poder dar a alegria de ser campeão foi muito importante para toda a equipe.”
Sem muito descanso, a equipe já está de olho na próxima competição, a Taça Paraná. “Essa é uma das maiores competições de voleibol. Estamos trabalhando muito e nos concentrando no objetivo. A experiência de participar dessa competição é incrível e tem muito a acrescentar a todos os envolvidos no projeto”, declarou Wellington.
Além do título, três atletas da Acel/Chopinzinho foram eleitas as melhores em suas posições. Laura Bieleski, melhor ponteira e mais valiosa atleta, Luanna Markus, melhor levantadora, e Beatriz Piaia, melhor central.