Aline Vezoli
O município de Chopinzinho será palco de uma encenação sobre a Paixão de Cristo na Sexta-feira Santa, dia 15 de março. Com 240 pessoas envolvidas no processo, o município retoma uma tradição realizada pela comunidade na década de 90.
“O grupo não possui objetivos financeiros, apenas religioso e artístico, com uma peça que, após 20 anos sem execução, havia sido retomada em 2018 e 2019 e precisou ser pausada quando a pandemia da covid-19 começou”, afirma Cristiano Hanel, diretor do Departamento de Cultura de Chopinzinho.
Entre os envolvidos na peça, estão atores, figurantes e equipe de apoio, para que tudo saia como o planejado, pois, em anos anteriores, Hanel comenta que cerca de 3.500 expectadores compareceram para prestigiar o evento. “Acredito que em nossa região, nada se assemelhe em proporção. A peça é encenada em uma comunidade no interior, onde há morros que se assemelham com o cenário de relevo onde a história bíblica que inspira a peça realmente aconteceu, em Israel”.
A direção e roteiro da encenação estão sendo realizados pelo professor Evilasio Fussiger e seus atores são parte da comunidade, sem experiência na área, afirma Hanel.
O evento será realizado na comunidade da linha São Luiz, às 15h. Para auxiliar no deslocamento da população, será disponibilizado um ônibus para deslocamento e, no local, haverá comercialização de bebidas e alimentos.
A encenação poderá ser assistida por crianças a partir de 3 anos e adultos, de forma gratuita.