Chuvas e alerta de tempestades para o Sudoeste neste fim de semana

Frente fria avança pelo Sul do Brasil e provoca queda de temperatura, ventos fortes chuvas, e possibilidade de granizo na região

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuvas intensas e possibilidade de tempestades com granizo neste fim de semana (12 e 13 de abril) no Sudoeste do Paraná. A instabilidade está associada à chegada de uma frente fria que avança sobre a região Sul do Brasil, aumentando o risco de eventos climáticos severos.

Risco de temporais no sábado e domingo

De acordo com o Inmet, a previsão é de acumulados de chuva entre 30 e 50 milímetros por dia, com rajadas de vento que podem alcançar até 60 km/h. Em pontos isolados, os volumes podem ultrapassar os 100 mm, acompanhados de ventos que chegam a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo.

O alerta amarelo de tempestade está em vigor a partir das 12h deste sábado (12), com duração até às 9h de domingo (13). A recomendação da Defesa Civil é para que a população evite áreas abertas durante as tempestades e não se abrigue sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas.

Chuvas retornam à tarde no sábado

O sábado começou com temperaturas mais baixas no Sudoeste paranaense em comparação com outras regiões do estado. Segundo dados do Simepar, a mínima registrada em Francisco Beltrão foi de 14,4 ºC, enquanto em Pato Branco os termômetros marcaram 16 ºC. Em Palmas e Clevelândia, a temperatura mínima foi de 14,9 ºC.

No período da tarde, as chuvas devem retornar à região com pancadas isoladas. A previsão para cidades como Pato Branco e Palmas indica tempo instável, com pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. As temperaturas não devem subir muito, com máximas previstas entre 21 ºC e 23 ºC.

Domingo com instabilidade e queda nas temperaturas

No domingo (13), a frente fria já estará atuando sobre todo o Sul do Brasil, provocando instabilidade generalizada. O Sudoeste do Paraná terá um dia chuvoso, com possibilidade de tempestades ao longo do período. A previsão para Pato Branco é de máxima de 22 ºC e mínima de 14 ºC, com chuvas rápidas e contínuas. Já em Palmas, a temperatura pode variar entre 14 ºC e 21 ºC, com previsão de pancadas e trovoadas.

A Defesa Civil e o Inmet reforçam a importância de acompanhar os avisos meteorológicos e seguir as orientações de segurança. Em caso de emergência, os números 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) estão disponíveis para atendimento.

Receba as nossas notícias pelo Whatsapp

você pode gostar também

Comentários estão fechados.