O Sudoeste do Paraná enfrenta novamente as adversidades climáticas, com chuvas intensas que no dia 3 de novembro. Conforme alertas emitidos pelo Simepar e pelo Inmet, o volume acumulado em alguns pontos já ultrapassou os 100mm somente desde a madrugada desta sexta-feira.
Pato Branco registrou mais de 63 mm de chuva entre 1:00h e 7:00h da manhã, conforme dados da estação meteorológica do Simepar. Capanema, Realeza e Clevelândia não escaparam das inundações, com vários pontos de alagamento confirmados pelo Corpo de Bombeiros.
A intensidade das chuvas é resultado de um sistema frontal que avança pelo estado, deslocando-se principalmente de oeste para leste. As regiões oeste, sudoeste e sul do Paraná são as mais afetadas, com acumulados de chuva que já excederam a marca dos 100 mm em muitos municípios.
Os impactos não se limitam a inundações. O forte temporal que atingiu as regiões Oeste e Sudoeste na madrugada causou estragos na rede elétrica. A Copel, principal concessionária de energia elétrica do estado, já está com equipes em campo trabalhando nos reparos. Até o momento, 23 mil consumidores estão sem energia elétrica. Os municípios mais afetados são Matelândia, Assis Chateaubriand e São Miguel do Iguaçu no Oeste do Paraná.
A Copel também emitiu um comunicado de segurança, alertando a população a manter distância de fios rompidos ou postes danificados e a comunicar imediatamente a empresa em caso de ocorrências. Os consumidores podem reportar falta de energia por diversos canais, incluindo telefone, aplicativo, site, WhatsApp e até mesmo por mensagem de texto.
As autoridades e instituições estão atentas e mobilizadas para atender às demandas emergenciais e garantir a segurança dos cidadãos. A situação requer precaução e colaboração de todos.
Comentários estão fechados.