As fortes chuvas que atingiram o Litoral do Paraná na noite de sexta-feira (7) e madrugada de sábado (8) causaram diversos transtornos e deixaram um rastro de destruição. Moradores foram desalojados, vias foram interditadas e equipes de resgate mobilizadas para atender às emergências.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 59 moradores estão desalojados nos municípios de Morretes, Guaratuba e Paranaguá. Em Morretes, 13 pessoas estão desabrigadas, necessitando de abrigo temporário.
Vias interditadas
A BR-277, principal ligação entre Curitiba e o Litoral, está totalmente interditada, assim como a PR-508 (Alexandra-Matinhos) e a PR-407, que leva a Pontal do Paraná. O acesso às praias do Paraná está restrito, sendo possível apenas pela BR-376, com travessia de ferryboat.
O Corpo de Bombeiros mobilizou equipes para atender diversas ocorrências, incluindo o resgate de 13 crianças que ficaram ilhadas em um micro-ônibus em Guaratuba. Felizmente, por volta das 9h50, as crianças conseguiram sair do veículo com a diminuição do nível da água.
Leia também
- Ensino à distância para vestibulares apresenta excelentes resultados
- Pato Branco tem novas regras para destinação de resíduos
Volume de chuva impressiona
De acordo com o Simepar, o volume de chuva nas últimas horas em algumas cidades litorâneas, como Antonina, Morretes e Paranaguá, ultrapassou 150 mm. Em apenas uma hora, entre 17h e 18h, foram registrados 54,4 mm de chuva em Morretes, 35,6 mm em Matinhos e 34,4 mm em Antonina.
Força-tarefa mobilizada
O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, com apoio das prefeituras, montaram uma força-tarefa para atender às emergências causadas pelas chuvas no Litoral do Paraná. São 55 militares, além de servidores municipais e profissionais do Samu, atuando em sete forças-tarefas. O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) também está auxiliando nos resgates.
Recomendação
Diante da situação crítica, as autoridades recomendam que a população evite deslocamentos desnecessários e siga as orientações dos órgãos de segurança. É importante estar atento aos alertas meteorológicos e tomar precauções em áreas de risco.
Receba as nossas notícias pelo Whatsapp
Comentários estão fechados.