Um ciclone extratropical está intensificando as chuvas na Região Sul do Brasil. Os estados mais afetados são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o aumento da instabilidade é resultado do avanço de uma frente fria pelo Oceano Atlântico desde a última quinta-feira, 06 de julho.
Segundo as previsões do Inmet, a frente fria contribuirá para a manutenção de um canal de umidade sobre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e parte do Paraná, com ocorrências de chuva nos três estados do Sul.
A previsão é de chuvas intensas.
Neste sábado 08 de julho, com a formação do ciclone extratropical, espera-se um aumento nos volumes de chuva, com possibilidade da chuva superar 70 milímetros (mm) em 24 horas, e, pontualmente, atingir valores em torno de 100 mm, em Santa Catarina e Rio Grande Sul, no Paraná nas regiões Sul e Sudoeste chuvas de média intensidade atingem a região neste final de semana
Segundo o Simepar, no sábado, o eixo da frente fria avança até o Paraná, por isso teremos o retorno das chuvas em vários setores do Estado. Precipitação é mais significativa, inclusive com risco de algumas tempestades, na “metade sul” paranaense.
O eixo da frente fria se afasta para o oceano, mas a circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera segue contribuindo para formação de áreas de instabilidade no Paraná. Chuva é mais expressiva no interior do Estado, setores onde faz um pouco mais de calor.
Comentários estão fechados.