A partir de terça-feira (5), o Município de Palmas dará início a Cidade do Conhecimento — projeto que tem por objetivo capacitar cerca de mil pessoas.
O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação, em parceria com o Senai, reunirá 11 carretas e duas escolas móveis e acontecerá até a segunda quinzena de novembro.
Por se tratar de uma grande estrutura, será necessário o fechamento parcial da avenida Clevelândia, no trecho entre a rotatória da avenida Constantino Fabrício da Silva Pinto e a rotatória da Manoel Inácio de Loyola.
Cursos ofertados
Ao todo estão sendo ofertados cursos técnicos e práticos nas áreas de gastronomia, elétrica, eletrônica, mecânica e robótica. Além dos disponíveis na Cidade do Conhecimento, outros, que já iniciaram, acontecerão em paralelo em outros locais do município.
De acordo com Felipe Zanoello, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Informação, os cursos ofertados foram escolhidos a partir de uma pesquisa feita junto ao comércio e indústria do município. “São capacitações que envolvem as áreas de comércio e indústria, que são as que mais precisam de mão de obra qualificada, e prestadores de serviço, também com poucos especializados.”
As capacitações, todas gratuitas e financiadas pela pela prefeitura, terão duração de 4h e de 160h, dependendo da modalidade escolhida. As turmas poderão agrupar de 20 a 40 alunos.
A idade mínima para participar varia de acordo com os cursos, podendo ser exigido 14 anos para alguns e 18 para outros. As matrículas estão sendo realizados no Senai ou por WhatsApp, no número (46) 98807-9215.
Cursos ofertados na Cidade do Conhecimento
Confeitaria básica;
Eletricidade automotiva;
Eletricidade básica residencial/predial;
Eletricista industrial – aperfeiçoamento;
Eletricista industrial – qualificação;
Fabricação de bolos e pães naturais integrais;
Instalação de alarme, CFTV e porteiro eletrônico;
Instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado; instalações hidráulicas prediais;
Mecânica básica para manutenção,
Mecânica de automóveis;
Mecânica industrial;
Noções de mecânica de motocicletas;
Robótica colaborativa para indústria 4.0;
Técnicas de fabricação de pizza;
Fabricação de biscoitos e saladas natalinos.