Cidade eficiente
Maringá é a cidade mais eficiente do Brasil para a abertura de empresas, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. A gestão municipal atrelou o bom desempenho à eficiência da máquina pública municipal, alinhada à tecnologia empregada, capacitação dos servidores, a força de leis e decretos, a inovação nos processos e a parceria com a Junta Comercial do Paraná.
Cidade eficiente II
A Prefeitura de Maringá aperfeiçoou os processos e a classificação das atividades econômicas, categorizadas por risco baixo, médio e alto. “A integração e a inteligência na gestão entre as secretarias municipais aceleram e desburocratizam os processos, trazendo eficiência e benefícios para a sociedade”, afirmou o prefeito Ulisses Maia.
Plano de fiscalização
Problemas da administração pública que dificultam a vida dos paranaenses poderão ser priorizados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná em seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2024. Os cidadãos podem contribuir nesta definição de prioridades, respondendo o questionário disponível no site do TCE-PR, de forma objetiva e rápida. Lançada nesta sexta-feira (1º), a pesquisa online poderá ser respondida até o dia 15 de setembro.
Congresso Empresarial
A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) realizará nos dias 24 e 25 de novembro de 2023, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu-PR, a sexta edição do Congresso Empresarial Paranaense. O tema deste ano será “A tecnologia e o futuro do varejo”. Para mais informações entre em contato pelo whatsApp: (41) 99270-5870 e email secretaria@faciap.org.br.
Vai de presidente
Presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Podemos) assumiu o cargo de prefeito interino da cidade. Até 6 de setembro, o vereador estará à frente do Poder Executivo da capital paranaense. Esta é a primeira vez, em nove anos, que um presidente da Câmara, na ausência do prefeito e do vice, comanda a Prefeitura de Curitiba.
7 de setembro
O tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro em Curitiba será no Centro Cívico, na Avenida Cândido de Abreu, a partir das 9h. O desfile de comemoração da Independência do Brasil contará com a participação de quase 4 mil pessoas. O público poderá ver bandeiras e uniformes históricos.
Matinhos
A revitalização da Orla de Matinhos alcançou 86% de conclusão em agosto. A revitalização é a principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná. Algumas das estruturas que compõem o projeto já estão completamente concluídas. São os casos do espigão da Praia Brava; guia de correntes da Avenida Paraná; e os headlands dos balneários Riviera e Flórida.
Novos empregos
O Paraná é o estado que mais gerou novos empregos na região Sul do País de janeiro a julho deste ano. O saldo do Estado no acumulado do ano é de 77.674 empregos, à frente de Santa Catarina (63.660) e Rio Grande do Sul (50.401). Paraná é o quarto maior gerador de empregos no ano, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Inscrições abertas
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu inscrições para o Vestibular 2024. Candidatos podem se inscrever até 05 de outubro, com gratuidade de taxa para cursos de licenciatura. As provas estão marcadas para 26 de novembro, durante todo o dia (manhã e tarde). A divulgação dos aprovados está prevista para 22 de dezembro e a matrícula está prevista para 2024.
“Caminhada no Guaragi”
Está programada para este domingo (3) a “Caminhada no Guaragi”, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet até esta sexta-feira (1º) ou presencialmente no dia do evento. O trajeto percorre estradas rurais do Distrito de Guaragi, onde é possível contemplar a natureza, a vida rural e os animais.
8 de janeiro
A oposição denunciou o ministro da Justiça, Flávio Dino, por crimes ligados aos atos de 8 de janeiro. Entre as alegações contra Dino, segundo o deputado Filipe Barros (PL-PR), estão obstrução de Justiça, por se negar a ceder vídeos de câmeras de segurança, para depois dizer que teriam sido “apagados”, e até de prevaricação, por não acionar 240 homens da Força Nacional de Segurança, mantidos no estacionamento da pasta enquanto as sedes dos poderes eram atacadas e depredadas.
Congresso em Foco
A votação popular dos melhores parlamentares do ano é considerada a premiação mais importante da política brasileira, o Prêmio Congresso em Foco 2023. As votações encerraram no dia 31 de agosto. A cerimônia de premiação será realizada em 21 de setembro, em Brasília. Foram validados mais de 1 milhão de votos.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
Comentários estão fechados.