O município de Dois Vizinhos sediou, na manhã desta quarta-feira (15), a primeira Assembleia Geral para a instalação de um consórcio intermunicipal voltado à prestação de serviços socioassistenciais de alta complexidade. A iniciativa inclui o Serviço Intermunicipal de Acolhimento Institucional “Lar Caminho Seguro”.
Assembleia reuniu prefeitos da região
O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Carlinhos Turatto e contou com a presença de representantes de municípios do Sudoeste do Paraná. Participaram prefeitos e lideranças de Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, Enéas Marques e Verê.
Durante a reunião, foram discutidos temas técnicos e administrativos para a estruturação do consórcio.
Diretoria do consórcio é definida
Na assembleia, os municípios definiram a composição da diretoria. A presidência ficou com o prefeito de Cruzeiro do Iguaçu, Jean Cardoso.
A vice-presidência será exercida pelo prefeito de Verê, Paulo Roberto Eeissheimer. O cargo de secretário será ocupado por Givanildo Trumi, prefeito de Boa Esperança do Iguaçu, enquanto a tesouraria ficará com Edson Lupatini, de Enéas Marques.
Sede do consórcio será em Dois Vizinhos
Entre as deliberações, foi aprovada a alteração do endereço da sede do consórcio. O novo local de funcionamento será na Rua São Luís Scrossoppi, nº 454, no bairro Santa Luzia, em Dois Vizinhos.
A mudança busca adequar a estrutura para o funcionamento do abrigo institucional. A diretoria eleita será responsável por realizar as atualizações legais e cadastrais necessárias.
EPR Iguaçu prevê alta no tráfego no feriado de Tiradentes
Municípios poderão ceder servidores
Outro ponto debatido foi a possibilidade de cessão de servidores públicos municipais para atuação inicial no consórcio. A medida poderá ocorrer mediante formalização entre os municípios participantes.
Também foi discutida a realização de um processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais, até que seja possível a realização de concurso público.
Iniciativa fortalece atendimento regional
A criação do consórcio representa um avanço na organização dos serviços socioassistenciais na região. A proposta é oferecer atendimento especializado de forma compartilhada entre os municípios.
Com isso, a expectativa é ampliar a eficiência e garantir suporte adequado às demandas de acolhimento institucional no Sudoeste do Paraná.





