O Ciklo, hub de inovação da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), consolida-se como elo estratégico entre empresas associadas e o ecossistema de tecnologia ao manter um banco de prospecção com mais de 450 startups mapeadas. A iniciativa fortalece a conexão entre o setor produtivo e soluções inovadoras, ampliando oportunidades de negócios, parcerias estratégicas e desenvolvimento regional.
O banco reúne startups de diferentes segmentos, como fintechs (financeiro), foodtechs (alimentício), indtechs (indústria), sales process automation (automação de vendas e processos), archtech (arquitetura digital), software house (desenvolvimento de software), healthtech (saúde), edtech (educação), RHtech (recursos humanos) e martech (marketing), entre outras áreas. Dessa forma, as empresas associadas passam a ter acesso facilitado a tecnologias, serviços e modelos disruptivos alinhados às demandas do mercado.
Banco de startups impulsiona inovação regional
Com a estrutura consolidada, o Ciklo reforça seu papel como agente impulsionador da inovação em Francisco Beltrão e região, promovendo competitividade e transformação no ambiente empresarial. Além da atuação local, o hub também está presente em Realeza e Dois Vizinhos, por meio do ciklo2hub.
De acordo com a coordenadora de Inovação do Ciklo, Stéphanie Karin, a prospecção é contínua e direcionada às necessidades do setor produtivo. “Realizamos a prospecção mensal de startups e soluções inovadoras com foco em identificar tecnologias e modelos que atendam às demandas reais dos nossos associados. Nosso objetivo é conectar cada empresa às soluções mais estratégicas, impulsionando resultados concretos por meio da inovação”, explica.
UPA 24h recebe ultrassom móvel de R$ 130 mil
Projetos e eventos aproximam associados
O coordenador do Ciklo e vice-presidente da Acefb para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação, Maicon Oliveira, destaca que a meta para este ano é ampliar a proximidade com os associados. “Temos como objetivo neste ano ficarmos mais próximos dos associados da Acefb, levando as soluções que temos. Estamos com projetos e eventos sendo organizados pela nossa equipe do Ciklo para o decorrer do ano”, afirma.
Segundo ele, a estratégia inclui o desenvolvimento de projetos em parceria com os núcleos da Acefb, consolidando a base de startups prospectadas e fortalecendo o ecossistema regional de inovação.
Startups residentes no Ciklo Beltrão
Atualmente, o Ciklo beltronense conta com 18 startups residentes, sendo duas físicas e 16 virtuais. As físicas são: Viasoftpay e a Future Foods Brazil.
No modelo virtual, integram o hub as startups Mac Inn, MySales, Zuve Tecnologia, Arquitetos Online, Grifo Sistemas, Okton, Magus, Parseint, Prosperar, Agilizamed, BBA, Safe Educa, Easy Dots, Fiori Agência, PB Agência e Flexa.





