Redação com assessoria
Nessa quarta-feira (9), 100 estudantes paranaenses embarcaram para o Canadá, no intercâmbio Ganhando o Mundo, promovido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) do Governo do Estado, que oferece a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas do Estado.
Entre os estudantes, que vão passar um semestre letivo no Canadá, cinco são da área de atuação do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco: Júlia Brandelero da Silva, do Colégio Estadual Santa Catarina de Coronel Domingos Soares; Letícia Strappazzon, do 6º Colégio da Polícia Militar de Pato Branco; Ayran Gabriel Lorini Gilioli, do Colégio Estadual Nestor de Castro de Sulina; Eliton Matheus de Souza, Colégio Estadual Arnaldo Busato de Coronel Vivida e Fernando José Bazzanella, do Colégio Estadual Duque de Caxias de Saudade do Iguaçu.
Julia, do Colégio Santa Catarina, de Coronel Domingos Soares fará um intercâmbio, na cidade de Winnipeg, capital da província de Manitoba.
“É uma grande oportunidade que ela está tendo, como aluna de escola pública. Que seja uma experiência de grande aprendizagem cultural, especialmente do inglês”, comenta a mãe, Andréia Brandelero, com o coração apertado. “A Júlia, como a grande maioria dos classificados, jamais teria condições de fazer um intercâmbio por conta própria”, complementa.
Para a estudante, esta viagem de intercâmbio proporcionará muitos conhecimentos e aprendizados para a vida. “É um país totalmente diferente do Brasil e da nossa realidade. Quero aproveitar para aprender o máximo e fazer novas amizades”, revelou Júlia antes do embarque, ansiosa e ao mesmo tempo com o coração apertado por deixar sua família, numa mistura de sentimentos que ora acalmam e ora agitam mente e coração.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou o embarque dos estudantes no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. “Para nós é um motivo de muita alegria. Estamos começando com 100 alunos. Eles vão ficar seis meses no Canadá, vivendo, estudando, aprendendo inglês, conhecendo uma nova cultura, tendo a oportunidade de inspirar outros alunos e ajudar a sua família, sua escola e sua comunidade”, disse o governador.
No Canadá, os estudantes serão divididos em oito destinos finais: Deer Lake, Gander e St. John’s, na província de Terra Nova e Labrador; Calgary, Edmonton e Medicine Hat, em Alberta; Winnipeg, em Manitoba; e Toronto, em Ontário.
Eles vão permanecer em casas definidas, com uma família cuidadora. Como rotina eles vão ir para a escola pela manhã e à tarde terão a opção de realizar atividades com a família, ou passarem o tempo na escola, explicou o secretário de Educação, Renato Feder.
Ganhando o Mundo
Instituído pela Lei nº 20.009/2019, o Programa de Intercâmbio Internacional Ganhando o Mundo foi criado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte para oferecer a estudantes do Ensino Médio uma formação em instituições de ensino estrangeiras que tenham curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil. Os jovens foram selecionados com base em um ranking de melhores notas entre as escolas do Estado.
Os estudantes viajariam inicialmente em agosto do mesmo ano, no entanto, ainda no primeiro semestre, mas tiveram a viagem adiada para o início deste ano por conta das medidas sanitárias impostas pela pandemia. Por conta disso, o destino mudou da Nova Zelândia para o Canadá.
A seleção dos intercambistas foi feita com base na média de notas e frequência. Os critérios eram média maior ou igual a sete (7,0) em todas as matérias, e frequência maior ou igual a 85%. Para chegar à pontuação final, foram somadas as médias de todas as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) cursadas em 2020 no 9º ano.
Para aperfeiçoar o idioma, em 2021, os selecionados tiveram acesso a um curso de inglês via aplicativo, ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Foram seis módulos de 40 horas, totalizando 240h de aprendizado em um formato autoinstrutivo, baseado em desafios que consideram a perspectiva da aprendizagem por vivência social e cultural.