O Cineclube Pupilo, um espaço para exibição de curtas-metragens brasileiros dedicadas a educadores, está de volta com sua segunda rodada de sessões em Pato Branco. As primeiras sessões foram um sucesso, com lotação máxima, e agora o público pode esperar mais três filmes imperdíveis.
As sessões acontecem na primeira segunda-feira de cada mês. Em julho, já no dia 1º acontecem as próximas exibições. A curadora Gabi Bresola escolheu três títulos que deverão agradar a todos: Uma Professora Muito Maluquinha; O Grilo Feliz; e O Menino da Porteira.
Sinopses
“Uma Professora Muito Maluquinha”, uma história de Ziraldo, ganhou vida nas telonas em 2010, sob a direção de André Alves Pinto e César Rodrigues. O filme narra a jornada de Cate, uma professora da cidade grande que decide lecionar em uma escola do interior. Seus métodos inovadores cativam os alunos, mas também geram desconforto entre pais e colegas professores. A exibição está marcada para as 9h no Complexo Cultural.
Na segunda sessão, será apresentado “O Grilo Feliz”, uma animação de 2001 dirigida por Walbercy Ribas. A trama se passa na floresta Amazônica e acompanha um grilo que se destaca por sua sabedoria, sensibilidade e habilidade musical. No entanto, Maledeto, um lagarto ambicioso, proíbe a música na floresta e deseja obter a Estrela Linda, acreditando que ela é um diamante. O Grilo Feliz e seus amigos lutam pela preservação da floresta e pela liberdade, enquanto enfrentam Maledeto. A exibição ocorrerá às 14h, também no Complexo Cultural.
Por fim, às 19h, no Ceu das Artes, será exibido o remake de 2009 intitulado “O Menino da Porteira”. Dirigido por Jeremias Moreira Filho e estrelado por Daniel, Claudia Missura e José de Abreu, o filme conta a história do peão Diogo, que se torna amigo de Rodrigo, um garoto com o sonho de ser boiadeiro. Juntos, eles conduzem uma grande boiada até a fazenda Ouro Fino, testemunhando as injustiças causadas pela ganância do major Batista, proprietário da fazenda.
Debates e valorização cultural
Além das exibições, o produtor Rudolfo Auffinger destaca que cada filme exibido no Complexo Cultural vem acompanhado de material didático para os professores utilizarem em sala de aula. O CEU das Artes também promove debates com o público sobre o conteúdo das obras, celebrando a riqueza e diversidade do cinema brasileiro e valorizando a produção local.
“Nosso objetivo é celebrar a riqueza e diversidade do cinema brasileiro, contribuindo para a construção de uma identidade cultural e valorizando a produção cinematográfica local”, afirma.
Tamara Alff, produtora do Cineclube Pupilo, ressalta a importância das parcerias com instituições da cidade, como Remanso da Pedreira, Projeto Jojoca e Apae, para a formação de um público cultural. “Esse é um espaço de construção de identidade, preservação cultural e diálogo intergeracional, algo muito valioso que só a cultura proporciona.”
O Cineclube Pupilo é um projeto aprovado pela Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Paraná, realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal, com apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Pato Branco.
Programação do Cineclube Pupilo
1º de julho – segunda-feira
Uma Professora Muito Maluquinha (2011)
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: Livre
Local: Complexo Cultural (Rua Benjamin Borges dos Santos, 1112. Anexo ao Parque de Exposições)
O Grilo Feliz (2001)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Horário: 14h
Local: Complexo Cultural (Rua Benjamin Borges dos Santos, 1112. Anexo ao Parque de Exposições)
Menino da Porteira (2009)
Duração: 95 minutos
Classificação indicativa: 12 anos
Horário: 9h
Horário: 19h
Local: CEU das Artes (Rua São Tomé, s/n)
Comentários estão fechados.