Há 20 anos, Dr. Vinicius Julio Camargo chegava em nossa cidade e trazia, para a cirurgia plástica de Pato Branco, mais profissionalismo, responsabilidade e ética
Em 15 de agosto de 2002, Pato Branco ganhava um dos médicos que exponenciou a ética como referência da Saúde em nossa cidade, projetando o Pato Branco além dos limites regionais. Há 20 anos, Dr. Vinicius Julio Camargo veio para fazer a diferença no atendimento de quem deseja melhorar problemas físicos, estéticos e também a autoestima, mas não é só isso. Formado pela Fundação Universidade do Rio Grande, com residência em Cirurgia Plástica no Hospital Cristo Redentor em Porto Alegre, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e membro da International Society Of Plastic Regenerative Surgeons, ele construiu uma trajetória admirável e sólida em nossa cidade.
Dr. Vinicius iniciou suas atividades profissionais em Pato Branco fazendo parte do corpo clínico do Hospital São Lucas, mas de lá para cá idealizou o Centro de Clínica e Bem-Estar Dr. Vinicius Julio Camargo, que em 2020 se tornou o Instituto Alda, além de investir no setor de desenvolvimento de tecnologia, com plataformas que atendem pacientes e médicos.
A seguir, vamos contar um pouco da história do cirurgião plástico desde a sua formação. Confira!
Pato Branco
Dr. Vinicius terminou sua formação em Cirurgia Plástica no ano de 2002, mas já durante o período da residência planejava atuar em uma cidade do interior que tivesse potencial de crescimento e oferecesse boas condições de trabalho para, assim, construir um projeto de carreira mais longo.
Para isso, ele teve a oportunidade de visitar vários municípios, mas, conta o médico, naquela época, a possibilidade de ingressar no corpo clínico de um hospital era sempre muito difícil, era preciso de alguma indicação ou referência. “Como eu não tinha ninguém que pudesse fazer essa indicação, comecei atuando em Porto Alegre, onde montei meu consultório e estava começando meu trabalho por lá. Foi quando fiquei sabendo de uma oportunidade na região Sudoeste do Paraná e vim para conhecer a região e visitar as principais cidades daqui”, relembra.
Quando chegou em Pato Branco, coincidentemente, a diretoria do Hospital São Lucas tinha um projeto de estruturar um serviço de cirurgia plástica. “Entendi, naquele momento, que era uma oportunidade”, diz.
É evidente que a tomada de decisão foi uma escolha muito simples, pois era o início de um projeto de vida, profissional e pessoal. “Decidi vir para Pato Branco e tenho certeza de que foi uma decisão correta para a minha vida.”, avalia. Desde então muitas coisas boas aconteceram.
Dr. Vinicius conta que se adaptou perfeitamente à cultura comportamental da cidade por estar sempre baseada em bons valores morais. Além disso, ele conta que todo o seu trabalho foi construído sobre uma base de muito conhecimento e dedicação. Mas também pelo apoio que recebeu de pessoas que tiveram um papel muito importante e fizeram parte dessa trajetória, pelas quais ele tem grande reconhecimento e gratidão.
“Meu grande fator de motivação é a minha família, minha esposa Mirna e nossos filhos: Felipe e Amanda”, comenta. Seguindo esse lado familiar citado pelo médico, ele conta que percebe a cidade como um dos poucos lugares no Brasil que oferece tamanha qualidade de vida, especialmente nos quesitos segurança e praticidade.
“Escolhi Pato Branco e sinto que o reconhecimento que tenho pela cidade de Pato Branco, e também pela região sudoeste do Paraná, me é plenamente retribuído. Agradeço a todos os pacientes que realizarem seus tratamentos comigo, seja através de consultas, aplicações estéticas ou de cirurgias. Foi isso que me permitiu construir essa trajetória de sucesso, sempre baseando minha carreira no princípio da ética, do profissionalismo, e com bastante dedicação e comprometimento com as pessoas que confiam no meu trabalho”, agradece.
Carreira baseada na ética
Dr. Vinicius conta que, desde o início, seu projeto de atuação em cirurgia plástica era trazer o máximo de recursos técnicos e assistenciais para os seus pacientes. A base de sua formação foi construída com especializações que fez dentro e fora do Brasil, e essa expertise é o direcionou para, desde o início, investir muito em recursos de tecnologia que criassem diferenciais até mesmo durante a realização das cirurgias.
Foi assim que, a partir de 2012, transferiu-se para a estrutura localizada na rua Tapir, ao qual foi chamada inicialmente de Centro de Cirurgia Plástica e Bem-Estar Dr. Vinicius Julio Camargo. “Nessa época, já tínhamos a intenção de montar uma clínica interdisciplinar, que pudesse promover uma real melhora na qualidade de vida das pessoas que procurassem não somente a cirurgia plástica, mas também das outras especialidades que atuavam em conjunto”, relembra.
Diante de todas as mudanças que aconteceram na forma de comunicação, que hoje é muito baseada nas mídias sociais, o cirurgião plástico percebeu que era necessário tirar o vínculo tão direto do seu nome com a instituição em si. Assim, em 2020, nasceu o Alda Instituto de Saúde. “Mantivemos a mesma proposta, de diferenciação tecnológica. Hoje, temos dentro desta estrutura, do Alda Instituto de Saúde, profissionais atuando não somente nas áreas de cirurgia plástica e especialidades próximas, mas também outras especialidades em saúde, e passamos a oferecer um tratamento até mais amplo”, explica.
Dentro do Alda Instituto de Saúde foi inaugurado o Oxyneo – Centro de Medicina Hiperbárica e Regenerativa, que é o primeiro centro com essa tecnologia da região Sudoeste do Paraná. “Com ela, nós temos a possibilidade de melhorar e acelerar a cicatrização no caso de pessoas vítimas de queimaduras, pacientes diabéticos que têm úlceras que não cicatrizam, pós-operatório de cirurgias de grande porte, como as ortopédicas e algumas cirurgias plásticas, e outros problemas que demandam o incremento da capacidade cicatricial do organismo baseado no maior aporte de oxigênio”, conta.
Com tudo isso, o Alda Instituto de Saúde vem se destacando como referência em atendimento, não somente para Pato Branco e região, como também de outros estados, que procuram pelos serviços de excelência oferecidos no complexo médico. “É gratificante perceber como essas pessoas, que vêm de fora, inclusive de outros países, se encantam com a nossa estrutura e, principalmente, pela atenção que a nossa equipe de atendimento oferece aos pacientes”, destaca o médico.
Empreender na tecnologia
Em paralelo a isso, desde 2018, Dr. Vinicius é sócio-fundador da Agende Tecnologias, uma empresa incubada no Parque Tecnológico – local onde, segundo ele, recebe todo o apoio e estímulo para seu crescimento. “Essa startup desenvolveu uma metodologia de gerenciamento de rotinas em saúde que envolve não apenas atendimento médico, mas também outros segmentos na área de saúde, como fisioterapia, odontologia, psicologia, laboratórios e clínicas multiprofissionais, entre outros”, comenta.
A solução tecnológica foi idealizada e desenvolvida inicialmente dentro da estrutura do Alda Instituto de Saúde, oferecendo muitos diferenciais para aumentar a comodidade dos pacientes durante a realização dos seus tratamentos. “Entendemos que, hoje, as pessoas estão totalmente conectadas. Desde os mais jovens até quem tem idade mais avançada utilizam o seu smartphone para compras na internet ou usando aplicativos de transporte. Nossa intenção é criar facilidades para que eles também possam acessar atendimento na área da saúde, tanto no setor privado quanto público”, ressalta Dr. Vinicius. Com essa plataforma de agendamentos chamada Agende Saúde, ele pretende alcançar outros municípios do Brasil.
Além disso, Sistema Átrio Med, ferramenta que ajuda o médico a melhorar a qualidade da sua rotina diária, reduzindo o trabalho para preencher as informações dos seus pacientes ou com consultas de retorno, realizadas somente para a entrega de exames pelo paciente. “ Ainda hoje, identificamos profissionais que registram seu atendimento em prontuários de papel armazenados em arquivo físico. Evidentemente que nos últimos anos houve uma evolução nesses sistema de anotação, e hoje os prontuários estão digitalizados. A solução Átrio Med tem o objetivo de facilitar o trabalho do profissional, reduzindo seu tempo de atendimento com atividades como o preenchimento de papéis”, explica. “Por experiência, hoje consigo realizar os meus atendimentos com um tempo reduzido em 40%, e esse tempo que me sobrou ofereço para prestar atenção nas informações dos pacientes, fazendo planejamento, entendendo o seu momento para a realização das cirurgias. Acredito que realmente levaremos muitas vantagens e benefícios para os profissionais que utilizarem essa ferramenta”, avalia.
Conhecimento e experiência
É inegável que a tecnologia trouxe muitas facilidades, e não é diferente para os profissionais da medicina, que vivem novos tempos. “Desde que terminei a minha formação profissional, ocorreram muitas mudanças, principalmente na forma como se conquista a credibilidade”, comenta Dr. Vinicius.
Conforme ele relata, há alguns anos era necessário ao profissional que buscasse reconhecimento na sua profissão, que ele viajasse, realizasse aperfeiçoamentos fora da sua cidade ou mesmo do seu país, que conhecesse serviços oferecidos no exterior e trouxesse esses diferenciais de atendimento para os seus pacientes. Como muito trabalho, e depois de algum tempo, o médico conseguia colher os frutos desse empenho e dedicação.
Contudo, atualmente a facilidade de comunicação modificou esse processo. “Por um lado,também é muito mais fácil que os profissionais busquem novos conhecimentos, já que hoje é possível realizar cursos em outros países estando dentro do conforto da sua casa”, reflete Dr. Vinicius. “Mas isso também fez surgir um problema, que é a criação de autoridade sem a devida capacidade técnica.”
Em sua avaliação, hoje é percebido profissionais de áreas que não são a sua base inicial de formação se dedicando a realizar procedimentos sem a adequada capacitação profissional, baseado apenas em cursos realizados de forma remota. “Ele constrói sua imagem sendo utilizando recursos de marketing nas mídias sociais, propagandas, impulsionamentos, e todas essas ferramentas que possibilitam a comunicação digital”, alerta.
O cirurgião plástico diz que é importante chamar a atenção para esse tipo de situação porque, nos últimos anos, tem recebido em seu consultório cada vez mais pessoas buscando soluções para resolver tratamentos que não foram bem sucedidos ou que não foram realizados com uma condição adequada. “Evidentemente, sempre que se realiza um procedimento podem surgir situações adversas de menor ou maior complexidade, mas para essas situações o profissional que realiza o procedimento precisa estar preparado para resolvê-las. É isso entendo como sendo a boa prática da medicina, em qualquer especialidade que o profissional pratique”, finaliza.