Nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Clevelândia e a empresa Reciclagem de Eletrônicos Chapecó (REC) realizam no município mais uma campanha de recolhimento de lixo eletrônico e vidros.
A ação, que ocorre geralmente duas vezes ao ano em Clevelândia, acontece na praça Getúlio Vargas — em frente à Igreja Matriz —, das 8h às 16h, sem intervalo para o almoço.
De acordo com Sílvia Corá, engenheira florestal da Sema, a empresa parceira na campanha é licenciada e fará a destinação correta a todos os itens recolhidos na ação.
Ela informa que, no local, há uma tenda inflável para identificar a campanha e um caminhão, no qual deve ser depositado o lixo. “Hoje, a empresa está entregando uma muda de flor para quem descartar lixo eletrônico e vidros com eles; sem custo”.
O que pode ser descartado
Conforme a engenheira florestal, a empresa está recolhendo na campanha: aparelho de som; aparelho de ar-condicionado de janela, split e aquecedor; bateria; bebedouro; cabos e fios; cafeteira, liquidificador e batedeira; calculadora; carregador em geral; celular e telefone em geral; centrais telefônicas; chuveiro; CPU; DVD e videocassete; estabilizador e nobreak; fax; ferro elétrico; fontes de microcomputadores; forno elétrico; freezer; geladeira; e HD.
Também impressora e scanner; lavadora, secadora e centrífuga; linha branca; máquina de escrever; máquina de lavar louça; micro-ondas; modem; monitores CRT e de LED; mouse; notebook; pen drive; para-brisa sob consulta; placas em geral; receptores; roteadores; servidores; térmicas; teclados; TV de tubo, LED e LCD; torneiras; unidade de CD, DVD e disquete; vidros inteiros ou quebrados; sucatas em geral.
“São coletadas pilhas sem carga também. Só não são recolhidos vidros automotivos, porcelana e espelhos”, finaliza.