Clevelândia oferecerá mais de 25 cursos profissionalizantes

O Município de Clevelândia ofertará pelo menos 25 cursos profissionalizantes a comunidade local neste segundo semestre de 2022. Os cursos são oferecidos por intermédio do Senai, e dão continuidade a um projeto iniciado ainda em 2021.

De acordo com Jackson Alves Pereira, chefe do Departamento de Recursos Humanos da prefeitura, desde o ano passado o Município investe em cursos profissionalizantes que já capacitaram cerca de 650 pessoas em áreas como culinária, elétrica básica, carpintaria, educação, entre outros.

Em 2021, foram 20 cursos ofertados, todos gratuitos. Neste ano, além do aumento do número de cursos também serão ofertadas mais turmas. A expectativa é que pelo menos 1000 pessoas passem pelo programa de capacitação.

Segundo Pereira, entre os cursos estão jardinagem, fotografia, robótica, introdução a química de produtos de limpeza, velas artesanais, técnico de fabricação de pizza, entre outros.

O lançamento oficial dos novos cursos deve ser feito na semana que vem, quando serão anunciados os cronogramas das aulas, que devem acontecer até dezembro, entre outras informações.

Pereira adianta, porém, que as inscrições são abertas a toda a comunidade, e haverá cursos para pessoas com idade a partir de 14 anos. As inscrições serão feitas na prefeitura, conforme o cronograma que deverá ser divulgado na semana que vem.

Aniversário

No próximo dia 28 de junho, o Município de Clevelândia completará 130 anos de fundação. Segundo Pereira, a ampliação do programa de cursos também será feita como forma de celebrar o aniversário do município.

A iniciativa foi criada para viabilizar a qualificação profissional e contribuir para a inserção da comunidade no mercado de trabalho, além de oferecer conhecimento para atividades de complemento de renda. “Buscamos investir em cursos que possibilitem e facilitem a entrada de toda população no mercado de trabalho e até mesmo se tornarem autossustentáveis através de trabalhos desenvolvidos em casa e que possa ser integrado à rotina familiar, com utilização de matérias simples e acessíveis”, diz a prefeita de Clevelândia, Rafaela Losi, mentora da iniciativa.

Os cursos são ministrados em unidades móveis do Senai Paraná. Além das ações profissionalizantes, a instituição também realiza um projeto educacional junto as escolas municipais de Clevelândia.

você pode gostar também
Deixe uma resposta