O publicitário, DJ e compositor, Mazinho Bertazo, terá o clipe de uma de suas composições transmitido pela emissora gaúcha RBS TV neste final de semana. O artista, habituado a escrever letras para grupos tradicionalistas, compôs uma letra chamada ‘Sul não sai de mim’, gravada em dezembro de 2021 pelo artista Gaúcho Cambará.
Gaúcho Cambará reside atualmente em Pernambuco, mas sua carreira se consolidou quando ainda morava no Rio Grande do Sul, estado que deixou há 30 anos para seguir outros projetos.
Para levar um pouco da cultura gaúcha para o nordeste, o artista criou um grupo musical tradicionalista. De acordo com Mazinho, “o artista gostou da composição, gravou e lançou no final do ano, enquanto o clipe foi lançado em março”.
Durante a última semana, o compositor recebeu a notícia de que o clipe será transmitido no programa Galpão Crioulo, da RBS TV, emissora filiada da Rede Globo no Rio Grande do Sul, com abrangência estadual.
“É considerado pelos artistas e pelo público uma referência em programa de música tradicionalista, com 40 anos de permanência no ar, então foi uma grande felicidade receber a notícia de que a nossa música passou por essa criteriosa escolha para divulgação”, comentou Mazinho.
Mazinho foi responsável pela composição da letra da música e a melodia foi feita por Paullo Costa e Gaúcho Cambará. “A temática retrata a história do Gaúcho, mesmo eu não conhecendo a história dele, retrata também diversas outras pessoas que moravam no Sul e tiveram que sair por algum motivo, sentindo saudades e não abandonando os costumes sulistas”, apontou Bertazo.
A transmissão do clipe da música ‘O sul não sai de mim’ acontecerá no sábado (16), às 6h50, através do programa Galpão Crioulo, na RBS TV. No domingo (17) de manhã o programa será reprisado.
A partir da segunda-feira (18), o programa ficará disponível através do site do Gshow, no Galpão Crioulo e também no GloboPlay.
Gaúcho Cambará
Gaúcho Cambará é natural de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, onde aos oito anos de idade ingressou no Coral dos Pequenos Cantores do Colégio Santa Maria. Com doze anos, ele aprendeu a tocar violão com seu pai, também músico.
O artista tirou sua carteira profissional de músico em 1973 e, em 1975, começou a estudar teoria musical e trombone, se especializando em contrabaixo tuba mais tarde.
Na década de 80 ele tocou nos conjuntos de músicas gaúchas Os Caudilhos e também com o grupo Os Piás.
Ao longo de sua carreira, Cambará participou de inúmeros festivais de música, sendo transferido para Recife, em Pernambuco, em 1985.
Em 1996 Gaúcho retornou para o Rio Grande do Sul para participar de outros grupos tradicionalistas. Após cinco anos, ele retornou para o nordeste, residindo até hoje em Pernambuco.
Durante os 30 anos que mora no nordeste, o artista se dedicou a divulgar a cultura gaúcha através da música, apresentando em diversos locais da região com o grupo Sanfonaço Gaúcho.